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Estoque Final...

GISSELE FELDKIRCHER

Gissele Feldkircher

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2007 | 12:09

Bom dia Iramaia

Para Gerar o livro de registro de inventário, precisa saber o valor dos estoques no final do ano da empresa.
Valor Totais da Saidas durante o ano (X) - (Margem de lucro da mercadoria/ que depende do tipo de produto que ela trabalha) mas vamos supor que seja 50%
então:
Saida (X) - 50%

Depois vc pega o valor total das entradas (Y) durante o ano - o Valor que deu em (X), o total será o valor dos estoques da empresa.

Exemplo:
Numa empresa de roupas que a margem que o governo joga é 50%
tem os dados:
Saida: 6.030,00
Entrada: 4.781,32

6.030,00 - 50% = 3.015,00
4.781,32 - 3.015,00 = 1.766,32
Total dos estoques em 31/12 = 1766,32

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2007 | 13:41

Iramaia, boa tarde.

Estoque final=estoque Inicial+compras sem icms-custo das mercadorias vendidas.
Mais simples que isso não existe. :)

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2007 | 07:44

Bom dia,

É certo que o estoque anterior (inicial) mais as entradas (compras sem o ICMS que recuperamos) diminuído das saídas (vendas a preço de custo) nos dará o estoque final.

É certo também que o custo das mercadorias vendidas não pode (nem deve) ser calculado mediante a aplicação de um percentual fixo a titulo de margem de lucros.

Isto só seria possível e viável se a empresa comercializasse um único tipo de produto e que jamais vendesse com desconto, tendo o cuidado de manter a mesma margem de lucro ajustada a cada variável como extravio , perda, danificação, eventuais devoluções e etc. o que é praticamente impossível, principalmente se estivermos falando de empresas comerciais.

Ainda que seja bastante cômodo aplicarmos um percentual de margem de lucros sobre as vendas para determinarmos o custo das mercadorias vendidas no período, esta prática faz com que haja sérias distorções nos estoques reais da empresa.
Nestes casos a contabilidade aplica um percentual tido como "aceitável" e dita o valor dos estoques que a empresa deverá ter.

Esta prática ainda que comum, está completamente errada, e pode fazer com que o fisco simplesmente desclassifique a contabilidade da empresa, arbitrando os lucros na forma da lei, pois além da distorção nos estoque (acima mencionada) há a a distorção verificada nos lucros (ou prejuízos) apurados na Demonstração de Resultados.

A menos que se mantenha uma contabilidade de custo integrado, a única maneira de se ter o custo exato das mercadorias vendidas em empresas comerciais (que é nosso caso) é através da contagem física dos estoques, ou da manutenção de controles de estoques que forneça ao usuário e a contabilidade a posição exata ao final de cada período.

De posse do Estoque Final, a fórmula é a mesma e o que muda é a incógnita que ao invés de ser o Estoque Final passa a ser o Custo das Mercadorias Vendidas.

Na prática:

Estoque Inicial
(+) Entradas (Compras) diminuídas do ICMS
(-) Estoque Final - fornecido pela empresa
(=) Saídas a preço de Custo

Como diz o Luiz, "mais simples do que isto, não existe".

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:48

Mediante as exposiçoes dos colegas, só para complementar, quando meu cliente não apura o estoque físico, costumo ver qual o percentual que ele usa nas mercadorias para colocar a venda, e o uso para apurar o estoque final, na mesma fórmula da Gissele.

Boa tarde a todos.

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 16:56

Gissele Feldkircher

A questão é simples:

Conta1: EI +Compras
Conta2: CMV= Venda-lucro LL(%)-despesas (sendo o lucro é calculado s/ CMV e despesas)

A diferença é o EF.

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
Beto

Beto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 17:34

Hoje apuro meu CMV da seguinte forma:

Estoque inicial = 1000,00
Compras = 1000,00
Estoque Final = 500,00 - inventário do meu estoque
CMV = 1500,00

Preciso detalhar meu custo ou seja:

Restaurante gastou 1000,00

Lanchonete gastou 250,00

Eventos gastou 250,00

Total = 1500,00

Esse seria o resultado desejado porem, quando detalhamos não conseguimos chegar no resultado para bater a informação com o CMV

Exemplo:

Restaurante gastou 900,00

Lanchonete gastou 200,00

Eventos gastou 200,00

ajuste de Inventário = -100

Total = 1200,00 - esse valor não bate com o CMV de 1500 sendo que os relatórios são retirados do sistema e são conferidos.

alguém já passou por isso? podem me ajudar?

obrigado




Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 08:27

Caríssimos,

A conta:

Estoque Inicial
( + ) Entradas (Compras) diminuídas do ICMS
(-) Estoque Final - fornecido pela empresa
(=) Saídas a preço de Custo


É simples mesmo e não há dúvidas, só que funciona muito bem para comércios como lojinhas de roupas, bazares, papelarias, etc.

Mas quando o empreendimento é mais complexo, como supermercados, paradarias e principalmente indústria?

Observe que nestes casos o empreedimento transforma o que compra em outra coisa para vender. Como fica quando tudo por algum motivo vira bagunça?

É o que me motivou a colocar a seguinte dúvida:

Custo e estoque art 296 do RIR

Alvimar C Assumpção

Alvimar C Assumpção

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 17:43

Empresa no RJ optante do Simples Nacional que adquire produtos sujeitos a Substituição Tributária, das quais tem que recolher quando entram no território fluminense, muitos dos quais incidem fretes, despesas, etc...

Distante do Setor contábil, tenho algumas dúvidas.

Como faço o seguintes lançamentos:

1) Como lanço estes impostos retidos e os recolhidos pelo próprio e a compra destes produtos que sofreram incidências?

2) O custo de mercadorias para apuração do estoque é liquido ou bruto (com impostos, etc);

3) Posso fazer uso da fórmula para apuração do estoque das que não fazem contagem física, onde se aplica a margem de 30%?

VENDAS/130 x 100=CMV
Compras+EI-CMV=EF

Obrigado!

Alvimar C Assumpção
Contabilista - Empresário Contábil
Advogado - Especialista em Direito Tributário
Calcullo Soluções Contábeis.
PAULO DAMASCENO

Paulo Damasceno

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 14 janeiro 2012 | 11:56

Olá bom dia caríssimos colegas!Desejaria saber com faço para fechar as cotas de estoque de um posto de farmácia cadastrada no simples nacional com os CNAEs 47.71-7-01 e 47.72-5-00, não tenho dados do estoque inicial em 2011, pois comecei os trabalhos contábeis desta empresa apartir julho de 2011? Por gentileza alguém poderia ajudar-me?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 janeiro 2012 | 16:28

Paulo,
boa tarde.

Caso a empresa tenha tido movimentação em 2010 e voce tendo assumido a responsabilidade técnica a partir de 07/2011, impossível fechar a sua contabilidade sem o estoque anterior, de 31/12/2010.

Dessa forma, deverá requerer o registro de inventário junto ao RT anterior para finalizar o exercício do seu cliente.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

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