x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.317

apuração de haveres

carvalho

Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2009 | 19:08

Boa Tarde amigos, sou novo aqui neste forum e gostaria muito de dividir com vcs minhas dúvidas e meus humildes conhecimentos. vamos lá...
Estou com um problemas referente a balanço de abertura para apuração de haveres, por motivo de exlcusão de sócios.
1) o socio majoritário está tentando excluir o socio minoritário
2) a empresa está sem movimentação a mais de 2 anos, DIPJ s/ Movimento.
3) a empresa não tem direitos ou obrigações.
Minha dúvida, como posso fazer um balanço para esta finalidade se empresa não tem mais nada?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2009 | 07:29

Bom dia José,

Se a empresa comprovadamente não tem direitos e obrigações, ou seja se você já providenciou Certidões Negativas que comprovem a inexistência de débitos e confirmou junto aos sócios que não existem bens, disponibilidades e direitos, não há muito o que fazer.

Isto porque em tese o valor do capital social é idêntico ao do prejuízo acumulado, ou seja o Balanço de Abertura é nulo e deve ser assim demonstrado.

Nota
Por precaução e bom senso, como você desconhece a existência de bens, disponibilidades e direitos, elabore declaração (neste sentido) assinada por todos os sócios da empresa e junte-a às demonstrações.

...

carvalho

Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 18:14

Saulo, a priori muito obrigado por esclarecer minha dúvida!
Estou tentando me precaver o máximo possível, pois sei que este balanço que vou elaborar será peça fundamental no processo de exclusão do socio minoritário, portanto, posso até fazer a declaração que vc mencionou, o problema é que vou ter apenas a assinatura do socio majoritário. Estou procurando base legal para fazer uma balanço com maior segurança possível, como ainda sou novo no mercado fico um pouco inseguro, normal dos inciantes. Por isto, aproveito este espaço para colher esclarecimentos.
Caso vc possa me ajudar em mais algumas informações sobre o tema, ficarei imensamente grato.

Um Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.