x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 7.730

Carnê Leão atrasado referente ao ano anterior

Eloyza

Eloyza

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 5 anos Sábado | 2 março 2019 | 14:05

Boa tarde, Gostaria de uma ajuda sobre como regularizar carnê leão retroativo.

Meu esposo é mecânico autônomo porém não utilizou o carnê leão em 2018.

Para regularizar a situação dele e poder fazer a declaração de imposto de renda agora em 2019, ele deve gerar a DARF no software de carnê leão versão 2018 e após isso ir no site da receita (www.receita.fazenda.gov.br) e verificar a multa para pagar?

Encontrei essas informações mas não tenho certeza se esse seria o procedimento correto.
Com o DARF que será gerado do programa carnê leão eu o pago? Ou apenas utilizo o valor para calcular a multa e só então eu pago o valor com todos os acréscimos?
E depois como devo lançar na declaração de imposto de renda?

Tenho medo de tomar algum procedimento incorreto que gere em alguma inconsistência com a receita federal.

Obrigada!
Eloyza.

Angélica Oliveira Lima

Angélica Oliveira Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:31

Tambem tenho esta duvida, emiti todos os DARFS atualizados, mas e depois de pagos, como é feito? os programas do carne leão e do IR atualizam sozinhos, depois dos DARFS pagos? Não encontrei campo para preencher com os valores.

Agradeço desde já!

Angélica Oliveira
Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.