x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 201

Func. Público (tem imposto retido na fonte) fez vendas como

Braga

Braga

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 5 anos Sábado | 2 março 2019 | 22:10

Olá, boa noite

Estou abrindo este tópico para meu companheiro de trabalho que é funcionário público como eu, mas não tem muita prática com computador.
Em suma recebemos acima do limite de isenção de imposto de renda e é retido na fonte, e sempre declaramos todo ano para recuperar uma parte.

No ano passado meu amigo começou a pegar diversos produtos para vender, viajava para locais, cidades que vendem calçados, roupas, etc.
E ele é bom de vendas, conseguiu vender um bom volume, porém ele comprava nos locais que nunca deram nota nestas cidades que vendem (estilo 13 de março) e ele vendeu diretamente para cada pessoa, tudo como pessoa física, e vendeu também no MercadoLivre (segundo ele nunca movimentou valor do MercadoLivre para conta bancária), somente usava o MercadoLivre para pagar os custos de material por boleto, etc.

Ele deveria ao menos ter aberto o MEI que comentei com ele, mas ele disse não pensou nisso e vai fazer daqui em diante como MEI.

Só que ele não quer ter problemas e quer declarar esses valores.
Em suma, é funcionário público e como PF teve uma renda adicional com vendas de produtos e serviços que ele também prestou (ele faz serviços de reparos de eletrônicos, chuveiro, portão de garagem, etc), e não sabe em qual (quais) campos lá do programa declarar os valores adicionais que ele teve além do salário de func. público.

Além do mais não sabe se foi um problema ter vendido como PF, apesar que agora ele vai ser MEI (o estatuto não veda).

Então é mais ou menos uma orientação prática, em qual (quais) campos declarar, e implicações, etc.

Desde já obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.