x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 263

contabilização de lucro

Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 12:52

Boa Tarde

Se alguem puder me ajudar agradeço...

Apurados lucros ou prejuizo, no encerramento do exercicio o sistema faz um lançamento para zerar as contas e lançar lucro ou prejuizo do exercicio, em cada conta respectivamente no PL, certo?
Minha duvida:

como devo utilizar e em que momento as contas lucros acumulados e lucro do exercicio?

Pq nos meus lançamentos ainda que eu esteja distribuindo os lucros na conta "lucros acumulados" o saldos estão se somando então penso que não estou fazendo lançamentos corretos

Obrigada

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 14:07

Flavia,

Lucro do período e lucros acumulados podem ser utilizados para distribuição aos sócios ou aumento de capital, ou, ainda, podem permanecer nessas contas se nenhuma dessas decisões for tomada pelos sócios. São os sócios decidem se querem receber lucros ou se querem aumentar o valor do capital, ou, ainda, se querem deixar como está, em conta de lucros acumulados, para decidir o que fazer no no futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.