x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.775

Contabilização de compras com cartão de crédito

Flavia C. R. Silva

Flavia C. R. Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 16:13

Na empresa em que trabalho, são pagos com cartão de crédito: imobilizados (computadores), passagens aéreas, e também é usado para despesas de viagens dos sócios, como combustível, refeição, etc.
Hoje, contabilizamos cada despesa em nome do fornecedor do serviço (ex.: Dell Computadores). em uma rápida pesquisa descobri que o correto é contabilizar em nome da Administradora do cartão de crédito.
Tenho duas dúvidas em relação a isso:
1 - Há algum embasamento em livros e/ ou CPC que eu posso justificar para sugerir essa mudança na empresa?
2 - Se eu fizer um único lançamento de fornecedor para a Adm. do cartão e debitar cada despesa/ativo (viagem, refeição. ativo imobilizado) posso ter problemas com a auditoria por não especificar as notas fiscais?

Obs.: Com a fatura do cartão anexamos todas as NFs e recibos pertinentes.
Obs 2.: Sou estudante de Contabilidade, e trabalho no financeiro. Procuro conhecimento, não trabalho diretamente na contabilidade, mas gostaria de sugerir a mudança para agilizar o processo que é feito hoje.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 16:54

Flávia,

Qual seria o propósito da mudança? No que a mudança cogitada  melhora a qualidade da informação contábil? Pergunto porque considero que a administradora apenas provê meio de pagamento e só se torna credora em caso de atraso da fatura. 

Flavia C. R. Silva

Flavia C. R. Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 13:13

Edmar, boa tarde.
Entendo que a administradora seja o meio de pagamento, porém, todos serão pagos por ela, ou seja, se eu não pagar a fatura, aqueles fornecedores receberão da mesma forma, logo minha dívida será sempre com o cartão e não com quem me forneceu os produtos e/ou serviços.
Essa mudança, agilizaria o lançamento dessas despesas, pois hoje, temos que cadastrar cada fornecedor, fazer a provisão de cada despesa da fatura e depois fazer a quitação (o volume é tão grande que uma pessoa demora pelo menos um dia e meio para fazer)... Se fossem todos para a administradora do cartão, poderíamos provisionar somente um título e depois quitá-lo.
Por isso minha dúvida, se esse procedimento é correto, se consigo fundamentar o que estou sugerindo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.