x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 14.401

Contabilização Rescisão

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 10:06

Cleber.

A partir do banco de dados do Forum, esse assunto ((objeto de sua dúvida)) amplamente já foi debatido aqui confira

DICA:

Procure ter como hábito o exercício da pesquisa, certamente o amigo irá se surpreender com o acervo disposto no banco de dados.

Bom trabalho.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
cleber

Cleber

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 10:38

Tudo bem, mas não estou entendendo...tenho uma rescisção em mãos pagas já, esses valores de proventos e descontos e deixo para lançar no fim do mês com o resumo da folha.?

Amora

Amora

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 15:49

Cleber
Os proventos e descontos devem ser contabilizados na data da rescisão, se o pagamento foi adiantado vc contabiliza como adiantamento a empregados e na data da rescisão fecha esses lançamentos zerando a conta de adiantamento com a conta rescisao a pagar.


M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 07:18

Cleber

Pelo Pagamento da Rescisão

D-Rescisão a Pagar(PC)
C-Banco ou Caixa(AC)

Pelo liquido de rescisão constante da folha de pagamento do mês:
D-Salário a Pagar(PC)
C-Rescisões a Pagar(PC)

Veja que este ultimo lançamento será feito no momento em que está se fazendo à apropriação da folha de pagamento do mês.

As rescisões devem constar da folha de pagamento mensal para que os encargos sociais sejam calculados e recolhidos corretamente.

Vantagens da aplicação deste esquema:
1-Se o DP não lançar a rescisão em folha a contabilidade detectará pois a conta de Rescisão a Pagar ficará em aberto;

2-Se a rescisão não for paga a contabilidade detectará pois a conta de Rescisão a Pagar ficará em aberto.

Veja que usando o esquema acima voce estará aplicando uma das finalidades fundamentais da contabilidade que é a Contabilidade como um meio de controle.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
FLAVIA CRISTINA RIBEIRO DA SILVA

Flavia Cristina Ribeiro da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 11:21

Bom Dia,
Tenho Algumas duvidas referente a rescisão,pois no escritorio onde trabalho a contabilização de rescisao era tudo sobre salarios a pagar,e eu entendo que a contrapartida tem que ser rescisoes a pagar.... como devo fazer seguir como era antes ou comeco a aplicar da maneira que sei pois quando eu faco por salarios a pagar a conta ate vai bater mas ficara mais complicado de se entender como realmente a contabilidade é....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.