x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 528

DLPA e procedimentos para correção de erros

Jerson Carlos

Jerson Carlos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 09:55

Bom dia, pessoal.

Gostaria de verificar a opinião/sugestão de alguém para que eu consiga resolver um problema com uma DLPA, que está dando consequentemente aviso de que está errado também no SPED ECD, dessa forma gostaria de verificar como eu poderia proceder para corrigir de forma definitiva o problema, já fiz consulta no site de consultoria, porém só são passadas as orientações de como proceder em caso normal.  No meu caso a situação já ocorreu e faz algum tempo, entrei na empresa e descobri este problema, mas estou realmente achar um procedimento que realmente elimine o problema seguindo os critérios contábeis.

Ocorreu a seguinte situação em um cliente e estamos precisando retificar o SPED ECD desta empresa, pois está causando advertência e não conseguimos encontrar uma solução adequada para tal.

A empresa em questão passou pela seguinte situação:

Em 2015 havia um Lucro Anterior de R$ 259.176,67 onde destes foram distribuídos R$ 100.000,00, restando R$ 159.176,67 sem distribuição.

Ocorre que neste período apuração de resultado onde foi constatado posteriormente que houve uma falha no sistema, ou seja, em Dez/2018 e surgiu dessa verificação um prejuízo de R$ 31.226,23, o que reduziu o valor a distribuir para R$ 127.950,44.

Em 2016 por causa da falha que houve, não sabemos identificar exatamente o que ocorreu, mas  há uma distribuição de R$ 159.176,67 onde não foi percebido o prejuízo em questão, por este motivo o valor distribuído.

Entendemos que há então um valor distribuído acima do que realmente existia, mas temos certeza se neste caso seria necessário registrar o ocorrido com antecipação de lucros, visto que de 2016 em dia a empresa só vem apresentando prejuízo, ou seja, 2017 e 2018 estarão novamente com prejuízo, o que impede de fazer a compensação do excedendo contra o lucro apurado seguinte.

Na DLPA fizemos as verificações e o saldo que é transportado de 2015 R$ 127.950,44 é demonstrado em 2016 com o R$ 159.176,67 menos os R$ 31.226,23 voltando a obter o resultado do ano anterior e daí ele é somado ao prejuízo do ano corrente 2016.

Dessa forma eu precisava de uma ajuda para saber o que fazer com o R$ 31.226,23 excedente na distribuição, pois eu precisaria retificar o SPED ECD em 2016 para retirar o erros nos anos seguintes ou então deixar advertência e corrigir em anos posteriores e realmente estou sem ideia de como faço para conduzir tal solução. 

Jerson Carlos
Analista Contábil

E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.