x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.301

POSSO CORRIGIR SALDO CONTABIL DE CAIXA E BANCO COM AJUSTE CONTABEIS DE EXERCICIOS ANTERIORES

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:04

Prezados colegas, estou com uma empresa do lucro presumido-Serviços da construção civil, que há anos  desde 2013 vem com saldo de caixa e banco irreal-
com valores elevados, tipo tem faturamento de 5 a 8.000.000,00 /mês, e saldo contabil em caixa 3.200.000,00 e banco 1.200.000,00 e 1.000.000,00 de empréstimos, tem lucros acumulados de 5.900.000,00+- todo ano distribui lucro parcial na faixa de 300 a 500.000,00 (para o unico sócio apesar de ter filho com um porcento, e no contrato social tem cláusula que autoriza a distribuição parcial e desproporcional).
-Na realidade o saldo do caixa é apenas o valor do capital social 240.000,00 e bancos 210.000,00+-
-E próximo ano pretendemos mudar para o LUCRO REAL e para isso precisa estar real cada conta.

-Diante disso, preciso do parecer ou sugestão dos colegas, se posso corrigir esses saldos usando o Ajuste contabil de exercicios anteriores uma vez que tem saldo suficiente nos lucros acumulados que suporta tal contabilização, fazendo D- Ajustes ant e- C- Cx / e D-Ajustes Ant e -C -Bco ai para zerar a conta de ajustes - fazer  D-Lucros acumulados x  C-Ajustes Ant   seria isso ?
--Conto com a força dos amigos(as), acredito que por ser lucro presumido e não interferir nos impostos o fisco relevará, e as distribuição de lucros nunca foram feitas no total e sim parcial.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:04

Pedro e Daniele,

A conta "ajustes de exercícios anteriores" se destina a corrigir erros contábeis do passado que tenham interferência no resultado. Logo, não é possível simplesmente ajustar saldos de contas patrimoniais tendo como contrapartida a conta de ajustes de anos anteriores: é necessário investigar a origem dos erros e as consequências nos resultados de cada período e os efeitos fiscais fiscais de cada um deles. 

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 16:55

Edmar, Obrigado pelo exposto, foi o que fiz eu investiguei a causa que foi o extraviu de despesas não entregues à
contabilidade, e com relação ao efeito fiscal como o regime é presumido, essas despesas não contabilizadas não vai
alterar a apuração dos impostos realizadas por ser tributada pelo faturamento bruto e as notas de receitas estão todas contabilizadas, por isso meu entendimento de que posso realizar esse ajuste.
-Pois não vejo outra saída, e considerando que no presumido o fisco não exige contabilidade, e até porque no próximo ano pretendemos mudar para o Lucro Real.
-Disponha para mais argumentos e questionamentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.