x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 92

ajustes exercicio anteriores

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 23:00

meus amigos estou confuso sobre este assunto. Alguém poderia me explicar como funciona a utilização da conta de ajuste de exercicios enteriores, mas por favor sem passar copiar a lei, gostaria da explicação com suas próprias palavras.

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 21:29

Edson, eu também nunca utilizei essa conta, mas agora estou precisando, e pelo que andei lendo e entendi vai
me resolver o problema, pois estou com uma empresa do presumido ramo serviços da construção civil, e há anos
vem com o saldo de caixa e banco irreal e elevado com mais de um milhão á maior, então penso em ajustar isso-
enquanto ela se encontra no presumido que esse problema não interfere na apuração dos impostos uma vez que as
notas de receitas de serviços esta tudo certo, o problema foi em pagamentos de despesas sem nota ou não entregues a contabilidade que gerou isso, e já solicitei aos responsáveis da empresa e falaram que as notas ficava nas obras onde era entregue os materiais e sumiam.
-então penso em fazer assim; D- Ajuste de exerc.ant -e C- cx, e para zerar a conta de Ajustes faço -D-Lucros acumulados e -C - Ajustes de exerc anteriores. ( já que tenho saldo em lucros acumulados) isso vai afetar o patrimônio líquido e o saldo de lucros acumulados.
-Pelo que entendi, dá pra fazer assim, caso alguém entenda melhor, disponha para questionar ou sugerir, estamos precisando entender melhor essa transação contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.