x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 94

Nota fiscal de devolução

Bruna Lima

Bruna Lima

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 16:53

Boa tarde 

Estou com duvida a respeito de nota fiscal de devolução ao cliente utilizamos os CFOP´S 1202/1411/2202/2411, minha empresa é do ramo atacadista de alimentos e bebidas, acontecem casos dos clientes devolverem os produtos, alguns são obrigados a emissão de nota fiscal eletrônica outros não tem essa obrigatoriedade, portanto quando o produto retorna para empresa o meu sistema emite automático uma nota fiscal de entrada de devolução para abastecer meu estoque.
Mas tem um porém, os clientes que tem obrigatoriedade de emissão da nota fiscal, emitem a devolução e com isso fica uma duplicidade.
Como faço para anular esse processo? Consigo fazer uma nota fiscal de entrada para devolução de mercadoria?

No aguardo

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 17:55

Boa tarde Bruna.
Para os clientes que emitem a NF-e de devolução o correto seria sua empresa não emitir a NF-e de entrada.

Bruna Lima

Bruna Lima

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 09:03

Bom dia Wlliam 

Temos mais de 4 mil clientes não conseguimos fazer esse controle de quem emiti ou não portanto o sistema já emiti automático para todos os clientes, também existem casos de clientes que emiti a nota fiscal de devolução no outro dia seguinte da entrega. 

Gostaria de saber qual respaldo existe na legislação, quando acontecem esses casos.


William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:25

Bom dia Bruna.

Então terá que adequar o seu sistema a fazer essa emissão própria apenas para pessoas jurídicas sem inscrição estadual nessas sim você pode fazer uma nota de entrada ou onde não sei se seria certo fazer a recusa por meio de manifestação das notas que são emitidas por seus clientes para não ter a duplicidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.