Abrãao Raeh
Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Olá pessoal, tudo bem!
Esse post é um misto de desabafo e dúvidas.
Tanto pra quem está escolhendo um contador, como pra quem já é e deseja melhorar a comunicação com seus clientes.
Trabalho há alguns anos por conta própria na área da informática. Formalizei como MEI e recentemente progredi para o formato Eireli. Desde então tenho tido muitas dúvidas sobre as obrigatoriedades desse formato de empresa. Procurei um contador e acabei escolhendo um que me pareceu mais de encontro no que eu procurava, mas me enganei, pois no dia-a-dia sou eu quem acaba alertando o mesmo sobre os percalços das obrigações.
1) Tomei alguns sustos em algumas guias geradas pelo portal Simples. Até entender que era de acordo com as atividades que eu emitia.
2) O fisco estadual começou a pegar no pé de algumas notas de entrada. Até entender que nem sempre eu era obrigado a pagar.
3) INSS de empresas Simples: recolhimento mensal por pró-labore ou por meio da distribuição de lucros.
Tudo bem o trabalho inicial de regularizar todos os documentos na Junta Comercial, Estadual e Município. Mas acaba aí?
Na prática, tenho uma empresa que não faz recolhimento mensal do INSS, não faz distribuição de lucros e nem faz escrituração digital sob o argumento de que "esse é o normal para pequenos empresários". POXA VIDA, custava orientar?
Estou procurando um contador e gostaria de saber de vocês quais os principais pontos que eu devo deixar pré-combinado com o profissional.