x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.567

Mercadoria em transito

Andreia dos Santos

Andreia dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Terça-Feira | 7 maio 2019 | 21:07

Alguém poderia me ajudar a resolver esta questão.....por favor!!!

Uma determinada empresa distribuiu peças automobilísticas de uma grande indústria francesa. Como parte de suas atividades definidas em contrato, essa empresa é responsável pela distribuição a concessionárias da marca em todas as cidades do Brasil, sendo a única empresa autorizada a realizar essas vendas. 
Todas essas empresas atuam no formato de "cadeias de produção", sendo que, apesar de serem empresas diferentes, atuam em conjunto como se fossem uma só empresa. Como um procedimento de praxe, a empresa, que tem galpões no Espírito Santo, costuma enviar um caminhão carregado para todas as 56 cidades pelo Brasil onde a marca mantém concessionárias. Esses caminhões são sempre enviados no dia 25 e normalmente chegam aos seus destinos ainda dentro do mês. No entanto, há uma cidade de acesso mais restrito onde o caminhão somente consegue entregar as mercadorias no outro mês, por volta dos dias 1 e 2. Por isso, para todos os casos, o contador costuma realizar o seguinte lançamento contábil: D - Estoques em trânsito e C - Estoques. Assim que as mercadorias são efetivamente entregues, o contador realiza o seguinte lançamento contábil: D - Clientes e C - Estoques em trânsito. É justificável esse procedimento realizado por esse contador?
a) Não é justificável, as vendas podem ser realizadas de imediato, já no momento da emissão da Nota Fiscal.
b) Não é justificável. Por sinal, a operação toda não é justificável. 
Se as empresas são autorizadas e trabalham em uma mesma rede de fornecedores, então, nem haveria necessidade de registros contábeis nessas operações, apenas, no máximo, informar a localização das mercadorias.
c) Sim, é justificável. O contador está indo ao encontro do regime de competência, atendendo aos princípios contábeis da realização e da confrontação das despesas com as receitas.
d) Sim, é justificável, porque fazendo isso o contador está preservando o valor das mercadorias.
e) Não é justificável, uma vez que com esse procedimento a empresa não atende ao regime de competência e aos princípios contábeis da realização e da confrontação das despesas com as receitas.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 maio 2019 | 09:21

Andreia
Bom dia

Pelas regras do fórum, é proibida a resolução completa de exercícios acadêmicos por aqui.

No mais, eu pediria a anulação desta questão pois o lançamento D - Clientes C - Estoque em Transito não reflete o fato ocorrido (venda).

Att. Andreia dos Santos

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Andreia dos Santos

Andreia dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Quarta-Feira | 8 maio 2019 | 14:25

Rodrigo, boa tarde!

Me desculpe, fazia tempo que eu não acessava e acabei não lembrando desta regra.....

Eu não estou localizando onde posso excluir este tópico...você sabe me dizer como faço isso?

Att.

Andréia dos Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.