x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.623

compra sem nota fiscal

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2009 | 18:09

Boa tarde Marcos,

Á sua indagação acrescento a minha; por quanto tempo conseguirá permanecer "aberta" esta loja?

Você deve reunir-se com os interessados e expor a necessidade do uso de documentação idônea para comercialização, ou seja, de exigirem Notas Fiscais da compra de mercadorias de seus fornecedores e emitirem Notas Fiscais de venda à seus clientes, mesmo os considerados consumidores finais.

Diga-lhes do risco fiscal a que se expõem, do custo de tais riscos e da necessidade de documentação que contribua para o controle dos negócios.

Hoje você tem duas alternativas:

1) - Solicitar um levantamento dos estoques e sua origem para acobertá-lo com a emissão de Nota Fiscal de Entrada ou (se possivel) com as dos fornecedores e em seguida emitir Notas Fiscais que justifiquem as vendas já efetuadas e declaradas, ou

2) - rescindir o Contrato de Prestação de Serviços por não ter condições (subsidios) para executá-lo.

...

Marcos Antonio dos santos machado

Marcos Antonio dos Santos Machado

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 11:48

Saulo


A proprietaria da loja de bijuterias se compremeteu a não comprar ais sem nota, mais ela vende direto para o consumidor final provavelmente vai continuar vendendo sem nota. Nenhuma outra loja próxima emiti nota, tem como eu contabilizar essas vendas ou acertas a entrada dessas mercadorias?



Obrigado

Marcos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 19:49

Boa tarde Marcos,

Não há como (neste caso) reconhecer receitas sem a emissão de Notas Fiscais, pois estivemos falando de empresa comercial.

Tecnicamente, se a empresa não emite Notas Fiscais, não comprova a receita, não tem faturamento, não paga as contas, não mantém conta bancária, não compra mercadorias, não pode admitir funcionários, pagar fornecedores, o contador, enfim, está inativa.

Se a proprietária não tem capacidade de entender isto, nunca irá entender a importância de manter um contador que se responsabilize pela contabilidade de sua empresa.

Face ao exposto, a atitude mais coerente e sensata, neste caso, é a de rescindir o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis firmado com esta empresa o mais rápido possivel, mesmo porque está claro que ela "não precisa" de contador.

Nota
A entrada das mercadorias já existentes podem ser acobertadas com a emissão de Notas Fiscais de Entrada, desde que as compras tenham sido efetuadas de pessoas não obrigadas a emissão de Notas Fiscais.

...

EDIMILSON DA SILVA SANTOS

Edimilson da Silva Santos

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 17:58

Estou também com uma situação parecida com essa. tenho uma empresa prestadora de serviços no ramos de agenciamento de serviços, locação de maquinas e representacoes. ela tem nota fiscal porque os socios nem chegaram a pedir na prefeitura. so que ele tiveram movimetnos bancarios, depositos e pagamentos. gostaria de saber o que fazer para regularizar essa empresa perante o fisco. nesse caso eu posso levantar os creditos que recebeu e recolher avulsamente pis cofins irpj csll e iss. devo emitir uma fatura de serviços em substituição a nota fiscal?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 27 março 2010 | 15:06

Edimilson da Silva Santos.

Gentileza repetir sua dúvida na sala de Legislação municipal/estadual.

Lá o pessoal saberá orienta-lo de forma adequada.

Gentileza notar que a sala de contabilidade é destinada as trocas de informações relativas as formas de contabilizações das operações de determinadas empresas.

No seu caso, trata-se de duvidas inerentes a legalização no aspecto meramente tributário.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.