x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.054

NF DO FORNECEDOR COM CFOP DEVOLUÇÃO DE VENDA

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 09:52

Bom dia colegas, veio uma NF de um fornecedor com CFOP devolução de venda, por erro nos dados da nota. Como eu lanço essa nota na escrita fiscal?
O acumulador como DEVOLUÇÃO DE COMPRA ou acumulador SUA NF DEVOLUÇÃO DE VENDA?

Na contabilidade não lançarei nada, porque essa nota foi substituída por outra com valor correto, aí lancei como compra.

Obrigada desde já a quem ajudar!

Att.,
Emanuela Alves 
William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 10:26

Bom dia  Emanuela Alves.

A nota contra a sua empresa seria de entrada do seu fornecedor com cfop 1202/1201 ou 1411/1410?
Sua empresa tem inscrição estadual?

William

William

há 5 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 10:51

Essa situação acontece com os clientes daqui também vamos as orientações e soluções:

1- Empresas com inscrição estadual são obrigadas a emitir notas de devolução e assim na sua escrituração fica correta teve a entrada da mercadoria e sua saída posteriormente e depois a nova nota de entrada com os dados corretos, quando a empresa não tem inscrição estadual e não consequentemente não consegue emitir NF-e o fornecedor para circular com a mercadoria de volta e ter sua escrituração correta deverá emitir uma NF-e de entrada.

2 - Acredito que não conseguirá solicitar o cancelamento dessa NF-e em questão do prazo e não sei com qual sistema de contabilidade trabalha pois já trabalhei com um que deixava eu escriturar essa nota nas saídas, no qual trabalho atualmente não me deixa efetuar essa opção mas lembrando que é incorreto seria apenas um `` jeitinho ´´ tanto é que se a empresa for obrigada a entrega da declaração EFD FISCAL apresentará um erro pois a NF-e não foi emitida pela empresa compradora das mercadorias. 

Obs: Então nas próximas ocasiões com a mesma situação avise ao fornecedor que a empresa emitirá uma NF-e de devolução.

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 10:57

Entendi William, essa empresa tem inscrição estadual, e ela deveria mesmo ter emitido uma nota de devolução de compra, até facilitaria para nós da contabilidade. Mas o erro foi do fornecedor e ele mesmo resolveu dando entrada novamente. 
Eu apenas lancei como devolução de compra e nada na contabilidade.
Essas notas de devolução sempre me confundem rsrsrs.
Obrigada pela ajuda e tenha um bom dia! Que tudo dê certo pra ti!

Att.,
Emanuela Alves 
William

William

há 5 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 11:12

Acontece por aqui também o fornecedor acaba fazendo logo a nota para adiantar o processo e erro começa por eles na verdade.

Tenha um bom dia também e sucesso na sua jornada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.