x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 44.502

Estoque / uso e consumo

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 16:39

Uma empresa oferece cursos de cabelereiro e manicure e compra produtos para utilização dos alunos nestes cursos, como por exemplo, shampoo, condicionador, esmalte, apostilas. Mas eles tbém vendem um pouco desta mercadoria p/ os alunos. O volume de vendas é bem menor do que o volume dos produtos utilizados no curso. Como esta empresa deverá proceder com seu estoque? qual a melhor maneira de controlar este estoque e como separar no plano de contas as mercadorias para revenda e as de uso?

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 16:55

Primeiro, a empresa tem a finalidade da revenda ou é só prestação de serviço? Se tiver, deverá separar e enviar um relatorio para a contabilidade do que foi comprado para revenda e o que foi comprado para uso para a contabilidade escriturar fiscal/contabil corretamente. O contador nao adivinha sozinho né?! Eles vao precisar criar uma planilha de controle do que é comprado para revenda e uso.

No plano de contas basta você colocar: 1 Ativo Circulante - 1.1 Estoque - 1.1.1 Mercadorias para revenda - 1.1.2 Almoxarifado (ou material de escritório/aplicação - algo do tipo)

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 17:07

A empresa está com dificuldades em como separar estes produtos, pois eles não sabem quando vão vendê-los. A principal finalidade das compras destes produtos é para uso no curso. Como faço p/ poder ajudá-los?

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 20:57

Olha, se a empresa possui na relação de objetivo contratual a revenda destes produtos, eles precisam ter uma noção de quanto eles vendem e quanto eles usam. Não dá pra ajudar muito, depende mais deles fazer o controle.

Se no objeto contratual não há a possibilidade de revenda desses produtos, é melhor incluir, pq senao a SEF pode autuar a empresa por isso.

Fabio Roberto Collato

Fabio Roberto Collato

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 15:16

Ana,
A questão dos controles é bastante simples, mas depende muito da admisnistração da empresa fornecer aos contadores a informação correta.

Os produtos de revenda deverão ser contabilizados em uma conta de estoque (material de revenda). Em cada final de mês a empresa deverá repassar ao contador a quantidade de produtos vendidos e o preço praticado, para que o mesmo possa dar baixa do estoque e contabilizar os impostos.

Quanto ao material de uso e consumo (para uso dos alunos), a empresa deverá proceder da seguinte maneira:
a) se o valor comprado destes produtos for relavante para a empresa, a mesma deverá contabiliza-los em uma conta de "materiais de almoxarifado" baixando-os no ato da retirada através de requisições de materiais e assim considerando despesa dentro da prorpia competência.
b) se o valor fo imaterial a empresa tem a opção de contabiliza-los diretamente como uso e consumo, tudo dentro do proprio mês da aquisição.

Espero ter podido ajudar..

Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:54

Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a materia prima é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Sei do estorno dos impostos. Quero salientar que mensalmente transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos. de estoque inicial e final.

Aguardando comentarios....

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:01

bom dia Ana!!,..
se a sua pergunta esta focada para fins contabeis e fiscais, voce pode inventariar o estoque , dependendo do volume de recursos movimentado pela emptresa, trimestralmente ou anualmente.
agora se a pergunta é para fins gerencias, quanto maior o critrerio a ser adotado no controle maior sera a segurança em relação aos mesmo, vc pode controlar mensalmente atraves de fichas demosntrando as entradas e saidas, e o tempo medio para compras, ajudei vc??

CONTMORE - Gestao de Negocios
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 13:10

Boa tarde, Marcelo Rocha


Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a materia prima é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Sei do estorno dos impostos.

Como você já conhece os procedimentos de estorno de impostos, analisando o fato de transformação de matéria prima em produtos de consumo interno, sugiro os seguintes lançamentos (sem considerar eventuais tributos a recuperar)

1 - Na aquisição da MP:
D) Estoque de MP
C) Caixa/Bancos/Fornecedores

2 - Na transformção em despesas de consumo interno:
D) Materiais de Consumo Interno
C) Estoque de MP

Quero salientar que mensalmente transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos. de estoque inicial e final.

Tal situação merece observação especial, pois de acordo com as boas práticas contábeis deve ser reconhecido como custo somente o material efetivamente aplicado na fabricação. Se deliberadamente ao fim de todos os meses o total do valor de estoque for transferido diretamente para os Custos de Fabricação, ocorrerá que o ativo será minorizado indevidamente contra uma despesa que não incorreu.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Elizandra Castro

Elizandra Castro

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 08:27

Prof. Ricardo, eu também Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a o material é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Faço a contabilidade de uma empresa (supermercado) Lucro Real, que usa parte do estoque para consumo na propria loja, com um valor elevado, pois o açougue requer uma limpeza assidua. Como transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos? como faço com os impostos?

Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 16:53

Fiquei com dúvida ainda na seguinte questão:
Uma empresa que o foco é limpeza e conservação, compra-se material de limpeza em geral, EPIs e periodicamente é feito uma quantidade de uniformes. Posso lançar tudo numa conta de estoque - material de consumo ou é melhor lançar como material de almoxarifado?

mara cristina da costa gondim

Mara Cristina da Costa Gondim

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 14:38

Ricardo C Gimenez,

Gostei da dua resposta para o Marcelo Rocha
Quando uma empresa compra material para uso e consumo (copos, papel higienico, detergente, gasolina e etc), no fiscal eu lanço no 1407 (compra de material para uso e consumo), e pro contabil em qual conta eu vou creditar e qual debitar? como ficará esses lançamentos pra contabilidade?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.