x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 274

MEI - Micro Empreendedor Individual

Suani Alves

Suani Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 4 julho 2019 | 11:50

Prezados Senhores, bom dia

Preciso saber se a RFB já se atualizou com respeito a entrega de GFIP referente ao MEI que não tem empregado? Pois a  cartilha do MEI não informa sobre entrega de GFIP sem movimento para MEI que não tenha funcionário, entretanto no relatório de situação fiscal da Receita Federal, aparece pendência(s) referente a entrega da GFIP  mesmo para o MEI que não tem funcionário.  

Desde já estou grata

Suani

LAILA CRISTINA

Laila Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Secretária
há 5 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 15:49

boa tarde!

gente preciso emitir uma nota no valor de 45 mil tem algum problema deu emitir essa nota nesse valor sou mei prestador de serviço abri a empresa 2011 

Suani Alves

Suani Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 18:31

André, boa tarde


A receita federal não atualizou nada referente a entrega de GFIP do MEI. É uma pena. Todo mundo sabe o quando o MEI, que não tem funcionário, que batalha praticamente sozinho precisa de atualização, para poder ter acesso aos financiamentos do governo. Entretanto a Receita Federal não tem retirado a informação de dentro da Situação fiscal do MEI, no que diz respeito a dispensa de GFIP. Pois de acordo com a Fundamentação: art. 2º,inciso I e § 6º, art. 26, § 7º daLei Complementar nº 123/2006arts. 102 e 140 da ResoluçãoCGSN nº 94/2011; itens 2 e 2.1 da Circular CEF nº 626/2013. O microempreendendor individual sem empregados estádispensado da obrigatoriedade de declaração de ausência de fato gerador. Em 2019 fui diversas vezes a receita federal para tratar do assunto aqui disposto, mas sem resultado positivo.  Estou sendo extremamente prejudicada. Não consigo tirar as declarações que preciso para ter acesso aos financiamentos. E o que encontramos na internet, quase sempre, são informações erradas com referência a entrega da GFIP pelo MEI que não tem funcionários. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.