x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 249

ENCERRAMENTOS DE CONTAS PARA FAZER A ECD E ECF

Juliana Vieira

Juliana Vieira

Iniciante DIVISÃO 2
há 5 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 09:56

Ola Bom Dia!
Tenho uma duvida quanto ao encerramentos de contas de uma empresa de lucro presumido , a apuração dos impostos e feita trimestralmente então eu deveria fazer o encerramento das contas trimestralmente pra fins de ecd e ecf  certo, no então surgiu uma duvida quanto a apuração do custo da mercadoria eu devo fazer trimestralmente tbm ou somente no fim do exercício porque a empresa tem o sistema de inventario periódico e somente no final do exercício eu consigo o valor do estoque final no inventario para assim estar fazendo a apuraçao do cmv. Qual procedimento eu deveria fazer? 

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 5 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 10:11

Bom dia
Com relação ao fechamento do ECD e ECF, deve ser feito trimestral.
Na questão tributária, como essa empresa é Lucro presumido, não teria problema o fechamento do Estoque no fim do ano.
Contudo, na questão contábil, você têm que fechar o estoque mensalmente.
Eu pessoalmente tenho um principio, que tento respeitar sempre: 
"Não devemos "ajustar" a contabilidade ao sistema, e sim o sistema tem que atender as necessidade da contabilidade."
um grande abraço 

Juliana Vieira

Juliana Vieira

Iniciante DIVISÃO 2
há 5 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 11:28

Ah sim obrigado pela a resposta mas estou ainda em duvida como vou fazer esse fechamento de estoque mensalmente  se a empresa só faz a o fechamento no fim do exercício ela adota o sistema de controle de estoque periodico somente no final do ano que ela faz ?
Como eu deveria proceder?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.