x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 87.690

contabilização de material aplicado na obra

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 09:23

Bom dia!

Minha empresa compra materiais para serem aplicados na obra (contabilizo como custos).

Quando lanço a nota de serviço coloco o valor total da nota de 6.800,00 e o valor do material aplicado 3.400,00 (ou seja valor do serviço 3.400,00)

como devo contabilizar esse material que foi aplicado???

como custo recuperado??? qual seria o lançamento??

Sendo que o valor a receber será de 6.800,00:

D - caixa ou banco 3.400,00
C - cliente 3.400,00
C - custos recuperados 6.800,00 ?????? está certo isso??


Obrigada!


Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 10 janeiro 2010 | 10:29

Bom ia Luzilene.

Uma pergunta. Os materiais fornecidos estão previsto em contrato?

Bem. Você não pode lançar o material como custo, uma vez que ja os inclui na Nota Fiscal de Serviço ( foi o que entendi ) portanto, os lançamentos corretos, seriam:

Pela emissão da Nota Fiscal

D-Cliente
C-Receita de Prestação de Serviços=6.800,00

Na liquidação da NF:

D-Caixa/Bancos
C-Cliente


Por insuficiencia de mais informações, isto é tudo que posso dizer sobre o assunto. Salvo melhor juizo.


Abraços.






A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 10 janeiro 2010 | 13:00

Luizelene,

Na minha opinião e haja vista as informações apresentadas por você, sugiro que os referidos materiais sejam lançados, primeiramente, no Estoque da empresa para depois, à medida que as notas fiscais forem sendo emitidas, serem lançadas como Custo do Serviço Prestado.

Dessa forma você estará obedecendo a um dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, o Princípio da Competência (Confrontação da Despesa com a Receita de cada período). É como um ex-professor meu dizia: "Não há Receita sem Custo, nem Custo sem Receita".

Para isto, você deverá montar (caso ainda não o tenha feito) uma planilha de custos, onde apropriará todos os custos envolvidos naquela obra.

No momento oportuno, ou seja, no momento da emissão da Nota Fiscal de Prestação de Serviços, você efetuará o lançamento da Receita com a Prestação do Serviço concomitante ao lançamento do Custo do Serviço Prestado.

Fazendo uso dos dados fornecidos por você, vamos supor os seguintes lançamentos:

No momento de aquisição dos materiais
D - Estoque de Material de Uso ou Consumo (AC)
C - Caixa/Bcos c/ Movimento ou Fornecedores (AC ou PC) - R$ 6.800,00

No momento da emissão da Nota Fiscal
D - Caixa ou Clientes (AC)
C - Receita pela Prestação de Serviços (CR) - R$ 6.800,00

D - Custo do Serviço Prestado (CR)
C - Estoque de Material para Uso ou Consumo (AC) - R$ 3.400,00

Obs.: Os títulos das contas são hipotéticos. Você poderá criar os títulos que achar mais adequados, bem como utilizar alguma outra conta que porventura já exista em seu Plano de Contas.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 08:05

Bom dia Revson,

No primeiro lançamento que vc me demonstrou vc colocou o valor de 6.800,00, mas eu comprei apenas 3.400,00 então não entendi.

Mesmo assim muito obrigada.


Ao Luiz José, meu muito obrigada tbm!

Os materiais não estão em contrato. Vc disse que não posso lançar como custo, mas como vc acha que devo lançar o material na hora eu que eu compro?

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 09:36

Bom dia Luizelene.


Sua pergunta está um tanto confusa, porque não sabemos se você é prestadora de serviço de mão_de-obra ou empresa de construção ou ainda revendedora de materiais de construção. Fica dificil responder uma questão nestas condições. Sugiro então refazer sua pergunta, colocando todas as informações possiveis para que nossos amigos possam dar uma resposta a contendo.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 09:47

Ai desculpe Luiz, vamos lá!

Sou uma prestadora de serviços (Construção Civil).

Emito minha nf da seguinte maneira:

material aplicado na obra: 1.000,00

prestação de serviços: 3.000,00

total da nf: 4.000,00



(Considerando que tem retenções, mas não estou colocando propositalmente)


Antes de eu executar o serviço compro o material de 1.000,00.
Aplico na obra e cobro do cliente junto com o serviço prestado.
Portanto eu creio que quando eu compro o material eu estou tendo um custo.
Depois quando emito a nf o serviço é apenas de 3.000,00 e vou cobrar do cliente o material que gastei (1.000,00). Eu não estaria recuperando um custo que tive?Pq a receita de prestação do serviço seria somente os 3.000,00 do qual descontei os impostos retidos. Os 1.000,00 não é um serviço. Entendeu minha dúvida agora??rs


Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 09:50

Bom dia Luizelene!

Retificando o primeiro lançamento que fiz, considere o valor de R$ 3.400,00.

Como você seguiu a sugestão do Luiz, agora ficou mais clara sua pergunta.

Mantenho minha orientação acima.

Abs.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
José Roberto Pereira

José Roberto Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 16:02

Caros amigos,

Faço a administração contábil de uma empresa de prestação de serviços com utilização de material (recuperação de pisos "aplicação de resinas").

No caso, a empresa compra material (areia, epoxi, diluentes, lixas, esmeril etc).

Venho aplicando a seguinte ação (= Revson):

No momento de aquisição dos materiais
D - Estoque de Material de Uso ou Consumo (AC)
C - Caixa/Bcos c/ Movimento ou Fornecedores (AC ou PC)

No momento da emissão da Nota Fiscal
D - Caixa ou Clientes (AC)
C - Receita pela Prestação de Serviços (CR)

D - Custo do Serviço Prestado (CR)
C - Estoque de Material para Uso ou Consumo (AC)

Minha dúvida baseia-se no seguinte:

1- As mercadorias, não ficam em estoque por período superior a 1 mês (poderiam então ser alocadas diretamente nas despesas?? em que conta??;

2 - As miudezas adquiridas para execução dos serviços (pregos, EPI, lixas etc), devem ser lançadas tb em estoque ou diretamente nas despesas?? (seria correto lançar em "Materiais Intermediários"??)...

Grato pela atenção dispensada.


J.R.Pereira
Adm. Contador.
Rio de Janeiro
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 20 março 2010 | 19:01

Boa noite José,

Alternativamente, durante os meses do ano, com exceção de Dezembro, as mercadorias e "miudezas" utilizadas para execução dos serviços, podem ser registradas na conta "Mercadorias e Materiais Utilizados na Prestação de Serviços" no grupo "Custos Diretos de Serviços Prestados" nas conta de Resultado.

Naturalmente o titulo de tais contas pode ser mudado e obedecer o elenco de contas de seu Plano de Contas, desde que condizente com os lançamentos nela efetuados.

Considerando que provavelmente no dia 31 de Dezembro você terá "sobra" deste materiais adquiridos, você deverá (em obediência ao Principio de Competência apontado pelo Revson) transferí-los para conta "Estoques".

...

RICARDO TOBIAS DA COSTA

Ricardo Tobias da Costa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 20 março 2011 | 09:27

Caros colegas,

Estou com uma dúvida: Tenho um cliente no ramo de lanchonete, onde o mesmo adquire material para preparação dos salgados, tipo, farinha, oleo, carne, queijo, presunto etc... (coxinha, pastel, esfirra, etc...)

Pergunto:
Onde faço o lançamento no momento da compra?
D - Estoque (AC)
C - Caixa / Banco

Ou

D - Custo (CR)
C - Caixa / Banco

Em qualquer das duas opções qual a melhor definição para o nome dessa conta?

Estoque de mercadoria em.....
Custo de Mercadoria vendida ???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.