x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 8.494

Contabilização ICMS

Eliane Rodrigues Vieira

Eliane Rodrigues Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 15:40

Boa tarde pessoal,

Gostaria de tirar uma duvida em relação a contabilização do ICMS.
A situação é a seguinte:
Fiz a importação do fiscal de um determinado mês de uma de nossas empresas. A mesma obteve R$ 3416,25 de ICMS s/vendas e R$ 4352,14 de ICMS s/compras, tendo assim um crédito de R$ 935,89.
Então, eu terei que efetuar o lançamento destes valores em minha contabilidade correto???
Para isso eu teria que debitar ICMS a recolher e creditar ICMS s/compras o valor de R$ 4352,14 e fazer outro lançamento debitando ICMS s/vendas e creditando ICMS a recolher o valor de 3416,25.
Isto está correto???

No caso do ICMS não der crédito e sim, a pagar, os lançamentos são iguais, e faço outro baixando o pagto????

No aguardo...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 16:45

Eliane Rodrigues Vieira, boa tarde.

Os impostos recuperáveis pagos pelas aquisições de mercadorias, insumos da produção, embalagens, deverão ser contabilizados isto é deverão sofrer o registro competente, em contas próprias, assim classificáveis no ativo circulante, cujas nomelaturas poderão ser: "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".

A exemplo, vamos supor que determinada entidade faça a seguinte operação mercantil.

Compra no valor de R$ 100.000,00 de materiais para a produção, sendo o icms incidente à aliquota de 12%(((aliquota de seu estado inclusive))) total do icms:::> R$ 12.000,00

Registrando a compra e o icms a recuperar:

D - Estoque de Matérias-primas (AC) R$ 88.000,00
D - ICMS a Recuperar (AC) R$ 12.000,00
C - Fornecedores (PC) R$ 100.000,00

Pelo Registro do ICMS, incidente sobre as vendas no valor de R$ 15.000,00

D - ICMS S/vendas(R)
C - ICMS a recolher(PC) R$ 15.000,00

Apurando os saldos temos então:

D = Icms a Recolher(PC)
C = Icms a Recuperar(AC) R$ 12.000,00

Logo a conta de icms a recuperar ficará zerada enquanto que a de icms a recolher apresentará saldo de R$ 3.000,00

Ps...

Nesse link Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=contabiliza%E7%E3o+do+icms" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">saiba mais sobre contabilização do icms você terá farto material a respeito.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sábado | 9 janeiro 2010 | 13:17

Ilustres amigos me surgiu uma duvida tambem em relação aos impostos recuperaveis, por serem recuperaveis eles nao devem ser creditados do estoque e debitdos em conta ativa dos mesmo?? ou nao, ..se alguem me ajudar agradeço, ..sds

CONTMORE - Gestao de Negocios
LUCIVANIA RUBIN ROCHA

Lucivania Rubin Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 17:47

Uma dúvida, no meu caso a empresa é industria e o total da nota foi R$ 4.609,50 e o ICMS R$ 322,67. Considerando que a empresa pagou pela nota apenas o seu valor, sem nenhum outro acréscimo, levando em consideração que os exemplos que eu vi ate agora no site, denotam o valor da nota + o icms = ao valor devedor ao fornecedor.
Como eu faço o lançamento contábil desta compra neste caso?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 18:21

Lucivânia, boa tarde!

No valor total da nota fiscal está embutido o valor do ICMS, observe que não se cobra produtos + ICMS na nota fiscal.

Os valores que não são embutidos no Valor Total dos Produtos são do ICMS-ST, IPI, FRETE, SEGURO OUTRAS DESPESAS ACESSÓRIAS e DESCONTO, aí para estes valores o lançamento é diferente dependendo do aproveitamento ou não do IPI.

Estes lançamentos são iguais ao exemplo do Cláudio Rufino acima:

Registrando a compra e o icms a recuperar:

D - Estoque de Matérias-primas ou Merc. para Recenda (AC) R$ 4.286,84
D - ICMS a Recuperar (AC) R$ 322,66
C - Fornecedores (PC) R$ 4.609,50

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Carlos Magno Soares de Campos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 20:48

Nas aquisições de materiais para o estoque com a finalidade de revenda deve-se fazer os lançamentos em contas distintas porém do ativo. Uma para registrar o crédito de icms nas entradas (Icms s/compras) e outra para o registro do icms nas saídas (Icms s/vendas). Ao se apurar o mês verifica-se através do lançamento do valor menor para a conta que houver o saldo maior e assim se fará a apuração do icms.

Att.
Boa Vista / RR

"Você é aquilo que faz!"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 21:48

Lucivania, acima você disse que o valor total da nota é 4.609,50, com ICMS de 322,66, correspondendo à 7% como alíquota de ICMS.

O ICMS não pode ser cobrado à parte, ele faz parte do total da nota fiscal, como eu disse só é cobrado somando com os produtos se for ICMS Substituição Tributária.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.