x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 67

Responsabilidade e competências

LUCAS WELBERT FARIA

Lucas Welbert Faria

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 julho 2019 | 20:27

Olá, queridos amigos. 

Gostaria de uma ajuda na verdade, pois me surgiu uma dúvida interessante. Sempre fui assessorado por um contador, isso já faz uns bons anos, quando me surpreendi esse ano com uma notificação da prefeitura de um não pagamento do alvará referente ao ano de 2016.

Enfim, não seria de competência do contador me alertar sobre a necessidade de tal pagamento ou mesmo da retirada deste "tributo" para que eu fizesse o pagamento?

Obrigado pela atenção! 

JAME DAVID DE SOUSA BERNARDO

Jame David de Sousa Bernardo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 julho 2019 | 20:43

Caro amigo, a responsabilidade do contador, estar no limite do que foi combinado em contrato. As formas de contrato de serviço que mais vejo é o de prestação da contabilidade em si, da elaboração das informações ao fisco, referente aos tributos e emissão dos boletos para pagamento dos mesmos, e a parte de RH, ou seja, não entendo que seja competência lidar com um fator que, apriore, todo empresário deveria estar atento oute alguém, dentro da empresa responsável por isso. Acredito que em algum momento o contador poderia ter lhe informado da importância de se preocupar com esta parte, mais nada muito além disso.
Desculpa mas esse é meu ponto de vista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.