x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 72

Compra de empresa com dívidas utilizando parte do capital investido para quita-las parcialmente

JOAO PEDRO

Joao Pedro

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 5 anos Domingo | 4 agosto 2019 | 16:14

Boa tarde a todos. Estou interessado em comprar 33,3% de uma empresa com dívidas. O capital social do contrato social atual é de R$ 150.000,00 total dividido igualmente entre 3 sócios. A proposta é de R$ 96.820,00, onde R$ 40.000,00 serão para a conta pessoal da parte vendedora e o restante, R$ 56.820,00 para a conta da própria empresa para quitar algumas dívidas, com fornecedores, impostos, etc. Faremos a alteração de contrato social e também um contrato de gaveta. A minha dúvida é: da parte que vou colocar na conta da empresa, coloco como aumento de capital social? É um valor alto que "cai" na conta da empresa, como explicar a um orgão fiscalizador? Existe alguma forma de colocar esse valor sem modificar o capital social, mas de forma legal? Terei que pagar impostos? Estou um pouco perdido nessa questão. Agradeço a todos que se dispuserem a ajudar. Obrigado.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 10:50

Bom dia.

João.

Legalmente os  R$  96.820,00 deveria ir direto para o sócio que está vendendo 33% de participação no negócio.

Como uma parte vai para a empresa, o valor de R$ 56.820,00 deve ser registrado como aumento de capital (já que você está colocando o dinheiro na empresa), pode ficar tranquilo que não haverá impostos a pagar sobre essa transação, você só deve alinhar com os outros dois sócios a questão do percentual de participação, pois nesse cenário você ficaria com percentual maior que os outros sócios.

Espero ter ajudado.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.