x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 249

Abertura de Escritório

Gilson da Silva Oliveira

Gilson da Silva Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 08:50

Bom dia

Estou com uma dúvida, e gostaria que me ajudassem a esclarecer. Sou técnico em contabilidade, e me formo em bacharel em contábeis no final do ano, ainda não possuo registro no CRC. Tenho MEI, cujo CNAE é 8219-9/99 (Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente). Já tenho alguns clientes, que são produtores rurais, faço lançamentos das notas, folha de pagamento ( certificado deles), controle de entradas e saídas, etc. Lendo mais a fundo o que esse CNAE comporta, ví que se encaixa nessas atividades, como por exemplo essas duas: SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO PARA TERCEIROS
SERVIÇOS DE ESCRITÓRIO. Minha dúvida é o seguinte, será que poderia regularizar e tirar alvará para abrir escritório prestando esses serviços?
sem ter complicações no futuro em relação ao exame do CRC. 
Desde já, muito obrigado a todos.

Rafael Campos de Sousa

Rafael Campos de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Domingo | 18 agosto 2019 | 14:48

Boa tarde.

Sim, você poderá prestar serviços de apoio administrativo sendo MEI, tendo licença da prefeitura e dos outros órgãos, sem problema nenhum. Porém, teoricamente, você não pode atuar como escritório de contabilidade. Por exemplo: você não poderia colocar um anúncio de serviços contábeis. O ideal é você abrir uma EIRELI e colocar como CNAE principal o de serviços contábeis e o de apoio administrativo como secundário.

Gilson da Silva Oliveira

Gilson da Silva Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 09:07

Bom dia
Rafael, fico agradecido pela tua resposta. Mas ainda fiquei com dúvida, com disse na pergunta, ainda não possuo registro no CRC, então como poeria abrir uma EIRELI como CNAE principal o de serviços contábeis? 

Fico agradecido se puder me retornar, obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.