x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.049

02 empresas com o mesmo proprietario

Andre de Carvalho Ribeiro

Andre de Carvalho Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2007 | 10:49

Prezados colegas,

Estou com um problema meio complicado.

Uma empresa de construção civil não está tendo faturamento suficiente para cobrir suas despesas, quero dizer, numerario em caixa.

O socio desta empresa, que também é socio de uma outra empresa, de entrega de documentos, encontrou a solucão.

Simplesmente a empresa B, esta quitando todos os debitos da empresa A.

O cheque é da empresa B, mas a fatura é da empresa A.

Como eu devo proceder, já que esta situação chegou no escritorio que eu trabalho.

Grato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2007 | 13:11

André, boa tarde.

Essa não é a maneira mais correta de resolver o problema porque infringe o Princípio da Entidade, ou seja, a empresa B não pode pagar as obrigações da empresa quer seja em espécie ou em cheque. O mais indicado seria um contrato de mútuo, onde a empresa B colocaria a disposição da empresa A, os recursos necessário para saldar sua obrigações, obviamente incidindo nesse ato, o IOF e pelos menos juros de mercado.

Segue abaixo exemplo dos registros contábeis do contrato de mútuo:
Na empresa tomadora do empréstimo:

D-Caixa/Bancos (AC)
C- Empréstimo Mútuo (PC)
C- Empréstimo Mútuo (PELP)

Na empresa fornecedora do empréstimo:

D - Empréstimo Mutuo (AC)
D - Empréstimo Mútuo (ARLP)
C - Caixa/Bancos (AC)

O Assunto é interessante, cabendo aqui opiniões dos demais colegas.

É isso, havendo dúvida poste novamente aqui no fórum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2007 | 13:46

Eu proporia um aporte de capital por parte do sócio.

Só digo isso porque o contrato de mútuo geraria uma obrigação exigível, e como a empresa não possui recursos, provavelmente não há também previsão de pagamento.

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2007 | 14:08

Olá Reinaldo.

Você proporia e eu aceitaria como melhor forma de resolver a questão, realmente os motivos que você expôs são verdadeiros a solução proposta por mim, tornaria a emenda pior que soneto e realmente não me ocorreu a ideia do aporte de capital.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.