x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.783

Plano de Contas

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 09:29

Estou com dúvida em como classificar as compras para revenda na contabilidade. A empresa faz o controle dos estoques somente no final do ano, dessa forma devo lançar as compras em Conta de Resultado. Como ainda não tenho experiência com Contabilidade, estou em dúvida se devo criar uma conta como Compra de mercadorias para revenda em Despesas Operacionais, uma vez que não se trata de custo de produção pois a empresa não produz, apenas revende.
Agradeço a atenção dispensada,


Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 10:08

A senhora Debita o Estoque para revenda, e credita a contra-partida (caixa, banco, fornecedor). Ao final do ano a senhora faz o ajuste com o CMV, creditando o seu estoque e jogando o saldo para a despesa.

Atenciosamente,

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 12:03

Sr. Lucas, agradeço sua atenção, mas continuo com dúvida, pelo que andei pesquisando a conta que devo debitar deve ser uma conta de Resultado (no caso Estoque seria uma conta do Ativo Circulante certo?). 
Não sei qual seria o grupo correto para eu criar a conta de compra de mercadorias na conta de resultado (no Plano de Contas que utilizo tenho os grupos: Custos de produção / Despesas Operacionais / Despesas Administrativas / Despesas Financeiras), no meu entendimento não posso criar a conta em Custos de produção pois a empresa não produz nada, apenas revende. Eu acho que seria em Despesas Operacionais. mas não tenho certeza.

Fico grata se puderem sanar minha dúvida, 

Obrigada

Elaine

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 06:49

Site do SPED daRFB tem um Plano de Contas Referencial Comentado. Com Ativo,Passivo,  Receita e Despesa e qual é a estrutura da Demonstrações contábeis para todas e quaisquer atividades de
industria, comercio,  prestação de serviços, empresa agrícola ou de
agronegócio, com e sem fins lucrativos,  associações, condomínios.
Entidades imunes ou isentas. Tributadas pelo Lucro Presumido, Real por Estimativa ou Real na expressãoda palavra ou ainda o Lucro Arbitrado. Tudo a gosto do contador. . .  só demanda leitura..., muita leitura..

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 07:58

1. ATIVO
1.1 CIRTULANTE
1.2 APLICACOES
1.3 ESTOQUES
1.3.1 MERCADORIAS
1.3.1.001 PARA REVENDA

Você deve considerar os seus estoques para revenda no ativo, pois eles são um bem que a empresa possui.

O custo da mercadoria que será/foi vendida, só será levado a despesa, para a conta de CMV - Custo da Mercadoria Vendida, no encerramento do exercício ou período.

Exemplo:

1. Compra
D - Estoque de Merc. para Revenda
C - Caixa/Banco/Fornecedor

2. Venda
D- Caixa/Cliente
C- Receita com Vendas

3. Baixa da venda do estoque, pelo preço de custo/compra
D - CMV (resultado)
C - Estoque de Merc. para Revenda (ativo)

Atenciosamente,

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 16:21

Sr. Raimundo e Sr. Lucas, muito obrigada pelas informações. 
Então, acho que me equivoquei na interpretação quando li que devo lançar as Compras de mercadorias em Conta de Resultado, devido a apuração dos estoques ser anual.
Agradeço muito a atenção de vocês e vou pesquisar o Plano de Contas comentado, conforme orientação do Sr. Raimundo.

Obrigada,

Elaine Lerio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.