x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.322

Abertura de balanço para associação sem fins lucrativos

JESSICAFLORENCIO

Jessicaflorencio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 17:34

Queridos colegas de profissão,

gentileza me instruir no seguinte :

Estou com uma "Associação sem fins lucrativos" que tem por objeto a cultura. Esta entidade foi constituída em 2011 e sempre emitiu nota fiscal.
Porém ela veio para mim sem nenhuma demostração contábil, nada. Fui pesquisar a fundo, o contador anterior informou todas as declarações dessa entidade como inativa. 

Trabalho a um tempo na área fiscal/tributária, e recentemente estou integrando o universo da contabilidade. Preciso do auxílio de vocês contadores mais experientes.

O que eu devo fazer? Como fazer?
Sei que o certo seria retificar os 5 ultimos anos, porém meu embasamento seria apenas bancário.
Posso "abrir" um balanço em 01/01/2019 somente com saldos bancários?

Vocês acham interessante mexer em todo esse periodo para tras? 

Me ajudem pelo amor de Deus, 

se alguem se dispor , me passe o contato para podermos conversar eu explicar melhor a situação.

Agradeço desde já.

DANIELE

Daniele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 17:52

Boa tarde Jéssica!

Ao meu ver, toda a responsabilidade técnica desses 5 anos são do antigo contador. Dai, várias questões a analisar: Existia contrato de prestação de serviços entre a Associação e ele? Caso sim, o responsável pela empresa deve cobrar o serviço não feito. Peça o termo de transferência do contador antigo, onde é anotado a situação até então da associação. Caso negativo,  eu exponharia os riscos para o cliente de estar ocultando informação e se for do interesse dele, combinar a prestação de serviço referente esse período pra traz e só dai refazer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.