x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 285

Cancelar MEI sem SIMEI

Rodrigo Henrique dos Santos Paula

Rodrigo Henrique dos Santos Paula

Iniciante DIVISÃO 2, Redator(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2019 | 11:54

Bom dia,

Sou MEI há pouco mais de um ano, nunca tive uma renda superior ao permitido pelo CNPJ e nem nada parecido, mas alguns meses atrás decidi ter um sócio e pra fazer a conversão em ME (modalidade que permitira isso), contratamos uma contadora. Ela me instruiu a fazer o desenquadramento do SIMEI por aviso obrigatório (isso em janeiro) e foi o que eu fiz. Logo depois disso a contadora nos abandonou, pois teve problemas pessoais e nisso a possível sociedade também acabou deixando de acontecer... Segui utilizando o MEI normalmente para emitir notas fiscais, sendo que a última que emiti foi 2 meses atrás. No entanto, precisei emitir o certificado mei recentemente e simplesmente não consigo mais. No Portal do Empreendedor aparece o seguinte:

Somente quem é MEI (Empresário Individual e optante pelo Simei) pode utilizar este Portal. Caso você tenha efetuado sua inscrição há poucos minutos, favor tentar mais tarde.

O problema é que sem acesso a plataforma eu também não consigo cancelar o MEI, então não sei mais o que fazer. Se eu não sou mais MEI, como faço pra saber? O que eu tenho que pagar? Como faço pra cancelar ?

Obrigado.

Jose Telles Junior

Jose Telles Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 11:09

Rodrigo Henrique dos Santos Paula, Bom Dia

Para transformar Microempresa em MEI,  é bom conversar com um contador sobre a migração de modelo de empresa.
Caso conclua que a migração é possível, para dar início ao processo, você precisa acessar  [/url][url=http://www8.receita.fazenda.gov.br/]http://www8.receita.fazenda.gov.br e clicar em “Todos os Serviços”, no menu “SIMEI Serviços”.
No menu “Serviços disponíveis”, que se abrirá, escolha a opção “Solicitação de Enquadramento no SIMEI” e, em seguida, “Código de acesso”.
A migração de microempresa para MEI é concluída em até 48 horas.
Para verificar se o processo foi deferido, após esse prazo, acesse o site novamente e, na opção “SIMEI Serviços”, clique em “Todos os Serviços”, “Serviços disponíveis” e “Acompanhamento de Solicitação de Enquadramento no SIMEI”. Em “Código de acesso” será possível verificar.

José Telles Junior
"Nenhum vencedor acredita no acaso"  Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.