x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 102

Doação de um imóvel por valor maior que o contábil não contabilizado no exercicio

GABRIELLA LONGO

Gabriella Longo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 09:00

Olá pessoal, alguém consegue me ajudar com uma situação?

A empresa tinha em seu imobilizado um terreno, adquirido por 40mil. Em certo ano esse imóvel foi doado através de escritura pública pelo valor de 80mil. Foi contabilizado somente a doação desse bem no valor de 80mil, porém a diferença não foi contabilizada, que neste caso também preciso de ajuda, seria um ganho de capital?
Como eu faria a contabilização já que essa venda ocorreu em outro exercício o qual deveria ter sido contabilizado e não foi?
Foi um erro de comunicação, o fiscal não comunicou o contador para realizar os lançamentos corretos.

Desde já, agradeço a ajuda.

GABRIELLA LONGO

Gabriella Longo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2020 | 17:26

Na verdade a conta do imobilizado após o lançamento da doação do valor de 80mil ficou creditada. Ou seja, eu precisaria sim fazer um ajuste. Não sei se fiz certo, mas fiz um ajuste de exercícios anteriores e zerei esta conta...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.