x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 198

Enviar GFIP sem movimento

Sandra Oliveira

Sandra Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 26 outubro 2019 | 00:02

Olá pessoal!
Ficarei muito grata se alguém puder me ajudar. Tenho um cliente em que  era inscrito como MEI de março de 2016 até abril de 2018, época em que ele procurou uma outra contadora para ajudá-lo a transformar a sua empresa. E em Maio de 2018 passou a ser Empresário Individual (representante comercial optante do simples). O problema que preciso resolver é o seguinte, no final do mês de agosto deste ano (2019) ele me procurou e pediu que eu o ajudasse com uma documentação que ele precisava apresentar para fechar um contrato com um novo cliente ( desde maio ele estava sem contador, ele dispensou a antiga). Ele me passou a lista dos documento e verifiquei que haviam pendências junto a Receita Federal, estavam em aberto as declarações como SIMEI referentes ao ano 2017 e 2018 e a GFIP desde março de 2016, quando ele fez a inscrição como MEI. Consegui fazer as declarações do SIMEI, mas a GFIP estou sem saber como resolver, afinal ele nunca teve empregados na empresa nem recolheu pro-labore, pesquisei e encontrei a informação que no caso de GFIP sem movimento, basta entregar uma quando a empresa passa a existir, ou seja, deveria informar só o período 03/2016 que então fica registrado que a empresa não tem empregados correto? Só que para enviar essa única GFIP ele terá que fazer um certificado digital? O que vocês orientam? Esse cliente não tem empregados nem nunca teve, não vai precisar ficar enviando arquivos mensais no Conectividade Social, será mesmo que ele terá que comprar esse certificado digital para usar essa única vez? Além do que, ele é micro empresário e optante do simples.
Agradeço muito a atenção!

VALDI F SANTOS

Valdi F Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 26 outubro 2019 | 07:02

Procede o envio de uma GFIP sem movimento.  Em substituição ao Certificado Digital terás que obter na Caixa Econômica Federal, antes que acabe, uma chave de acesso/transmissão denominada PRI e mantê-la num pendrive para uso eventual, sem custo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.