x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 9.990

Receita diferida

Magne Adiana Marcondes de Oliveira

Magne Adiana Marcondes de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sábado | 9 novembro 2019 | 18:16

Uma incorporadora estabeleceu um preço para vendas dos apartamentos, principalmente porque a maioria de clientes financiam o imóvel. Alguns ela manteve o preço de venda informado, no entanto observei que as ultimas vendas os valores  aumentaram.
Minha duvida é como contabilizar essa diferença, estou creditando a conta de receita diferida, mas acredito que não está correto.
Algum colega conhece um artigo de número 36 a respeito desse tema?
Os colegas poderiam me ajudar de qual seria a maneira correta de contabilizar esse valor?
Obrigado.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 09:03

Bom dia.

Magne,

A Receita Diferida de apartamentos vendidos você tem duas opções para reconhecimento:

1) Pela evolução da Obra;
2) Pela entrega das chaves dos apartamentos ao compradores;

Exemplo:
1) 31/10/2019 - Empreendimento cuja obra esteja em andamento e está no estágio de 80% da obra e foram vendidos 10 apartamentos de R$ 200.000,00 cada um.
Totais de vendas em 31/10/2019 - R$ 2.000.000,00
Totais de Receita Diferidas que devem estar contabilizadas em 31/10/2019 - R$ 1.600.000,00 (R$ 2.000.000,00 x 80%)

2) Como o empreendimento ainda não está concluído, logo não houve entrega das chaves, portanto para esse modelo de contabilização não haveria Receita Diferida.

atte,


Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.