x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.862

Devolução de "um" produto do Kit de Vendas.

Ivanildo J. Lacerda

Ivanildo J. Lacerda

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2019 | 22:21

Hipótese de Produto devolvido amparado por garantia.

Olá Pessoal..

Aqui vai uma dúvida:

Vou citar meu exemplo com Camas, que é formada por 2 produtos: Box + Colchão.

Eu realizo uma venda utilizando o CFOP 5102.
Portanto, o cliente por motivo de garantia resolveu devolver-nos apenas o Colchão informando defeito de fabricação. 

OBS: Na hora da Emissão da Nota Fiscal eu discrimino individualmente os produtos, ou seja, eu realizo a Nota Fiscal com o CFOP 5102 descrevendo: 1 Box e 1 Colchão.

Então, quando um cliente devolveu o Produto, ele acabou mudando de ideia e quis trocar o Produto por outro de Modelo diferente do que já havia comprado. Entrando num acordo conosco (loja) para trocar seu Colchão por outro modelo, firmamos o acordo.  
Neste caso eu devo realizar a Nota Fiscal de Devolução de Mercadoria utilizando o CFOP 6102, que é o Inverso do CFOP 5102, para que o produto retorne a nosso estoque. Sendo assim o produto entra em nosso estoque. Só que o produto do cliente que está com defeito não são os 2 produtos do Kit (Box e Colchão), "É APENAS O COLCHÃO". 
Ciente de tal situação, eu realizo uma nova Nota Fiscal ao Cliente no momento da Entrega do Novo Produto, que é diferente do Modelo que havia comprado anteriormente, que recebeu em troca do seu produto com defeito.

Então a pergunta a vocês que faço-lhes:

Será que devo realizar a Nota Fiscal de Devolução apenas do Colchão, ou Faço dos 2 produtos (box + Colchão) inclusos na mesma Nota Fiscal? 

OBS: Vale Salientar que penso que não estaria errado fazer a devolução do produto tanto de 1 dos Produtos do Kit, como dos 2 Produtos.

Porém, analisando pelo lado do cliente, percebemos que vai ficar estranho para o Cliente, se futuramente o mesmo quiser demonstrar a origem dos seu produtos até mesmo caso ele queira vender os Produtos e mostrar a Nota Fiscal antiga (que serviria agora apenas como meio de provas de Origem legal do seu "Box", tendo em vista que o cliente não possui mais Posse sobre o Colchão apresentado nesta Nota Fiscal).
Masss...se formos analisar a lógica da situação, o que estaria com defeito e o cliente questionando para troca seria apenas 1 Produto, no Caso o Colchão.

O que o Fisco sugere que façamos? Devolução de 1 produtos? ou do Kit (Colchão + Box) para depois gerarmos uma nova Nota Fiscal com os produtos de posse do Cliente?

Entenderam?
Caso a resposta seja não, perguntem-me, que tento citar alguns outros exemplos.

Isso é algo que eu já pesquisei, mas infelizmente não encontrei nada do tipo.  

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 10:07

resumo:
cliente comprou o kit (cama/colchão) mas devolveu só o colchão.
A devolução de 5.102 é 5.202 e a entrada com sua nota é 1.202 e não 6.102 como mencionou.
Faça a entrada do kit completo e a nova nota do kit completo, mesmo entregando apenas o colchão para o cliente.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
luis Palamar

Luis Palamar

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2019 | 10:12

Bom dia.

Resumo CFOP.    

Dentro do Estado
Entradas: 1.xxx
Saídas: 5.xxx

Fora do Estado
Entradas: 2.xxx
Saídas: 6.xxx

Import./Export.
Entradas: 3.xxx
Saídas: 7.xxx

Neste caso especifico, se a Nf foi tirado com dois itens e houve a devolução de um só.
Daria entrada DEV. deste item e faria o novo faturamento ref. o item desejado, pois vejo que, se o transporte for parado pelo fisco o mesmo ira questionar a falta de um dois itens descrito em Nf.

No caso do Cliente se este emitiu a Nf. de Dev., o item em questão não poderia constar em seu sistema (estoque) ou Abto em seu financeiro, impostos, etc... tendo que haver a nova entrada, ocasionando um novo processo!
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.