x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.766

Escrituração Livro diário pra Decore

Wagner Souza

Wagner Souza

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 15:39

Boa Tarde pessoal, estou com o seguinte problema, um cliente me procurou para fazer um decore e assumir sua contabilidade, so que o decore que ele pede para que eu possa faze-lo terei que levar ao crc uma copia do livro diário so que ele não tem nenhuma escrituraçã ocontabil a firma dele foi aberta em 2008 e ficou sem movimento durante o ano começando suas atividades em 2009, quero saber como fazer esse livro diário para levar ao crc e como será o lançamento da retirada de prolabore para constar nesse livro diário.
Ps. a empresa é optante pelo simples nacional

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 30 janeiro 2010 | 18:55

Boa tarde Wagner,

Se a empresa manteve a escrituração contábil regular no decorrer do ano de 2009, tudo o que você tem a fazer é:

Levantar o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do período.

Se (no período) a empresa apurou lucros, basta distribuí-los ao sócios. Os lançamentos contábeis que envolvem a distribuição são:

Pela apuração de lucros
D - Resultado do Excercício (CR)
C - Lucros no Exercício (PL)

Pela destinação dos lucros

D - Lucros no Exercício (PL)
C - Lucros a Distribuir (PC)

D - Lucros a Distribuir (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Uma vez encerradas as contas para apuração do Resultado e distribuidos os lucros, basta listar o Diário e o Razão.

...

CARINA DA SILVA ANGELIS

Carina da Silva Angelis

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 13:00

Boa tarde!

Estou imprimindo livro diário de uma empresa que iníciou no escritório em agosto de 2011, porém foi imprimido um livro diário de janeiro a julho. Estou com duvídas se tenho que dar continuidade no seguimento de páginas ou começo um novo livro a partir da primeira página.

Desde de já, agradeço.

Carina Angelis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.