x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 111

ECF - ERRO DE NATUREZA DAS CONTAS

KELLY SANTOS

Kelly Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2019 | 10:20

Estou tentanto entregar uma ECF de Lucro Real, porém está aparecendo erro de natureza das contas do J50, visto que, na ECD o Patrimonio Líquido estava com natureza 9 e na ECF com a natureza correta 3. Não tenho mais como retificar a ECD porque ja passou do prazo.
Já tentei de tudo para tentar sanar os erros. Já baixei a Declaração assinada e que esta na base da Receita, reabri, alterei a natureza das contas para 3 e importei para a ECF somente assinada, aí somem os erros e consigo chegar até a transmissão da ECF, onde aparece uma nova mensagem de erro, informando que não é possível a entrega devido a declaração não ser a mesma que está na base da receita. Também já importei a ECF, recuperei a ECD e a ECF e depois importei subscrevendo só o bloco J.
Alguém já conseguiu resolver alguma situação assim.
Agradeço desde já.

NUBIA SANTANA

Nubia Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2019 | 11:15

Bom dia Prezada Kelly,

Você já tentou alterar a Natureza,  dentro da própria ECF em edição no próprio Validador ? ou seja, você faria todo o processo, recuperando a ECD transmitida dentro do validador, a seguir recuperando a ECF do exercício anterior e quando for validar a ECF atual, você faz a  correção da natureza dentro do PVA, deixando conforme a  ECD transmitida da Base da RFB.

Espero ter ajudado!

Abraços

KELLY SANTOS

Kelly Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2019 | 20:40

Nubia boa noite!

Já havia tentado dessa forma, porém quando informo o código da natureza como 9 - outras igual ao que foi entregue na ECD, aparece o erro as contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido devem ter o código de natureza 1, 2 e 3.
Não sei o que fazer, uma vez que, preciso entregar as ECF´s dos exercícios posteriores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.