x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 82

Cancelamento de MEI com DAS atrazado há anos

Alexander

Alexander

Iniciante DIVISÃO 1, Publicitário(a)
há 4 anos Sábado | 21 dezembro 2019 | 00:30

Olá!

Estou tentando normalizar meu cadastro MEI. Em decorrencia de um trabalho abri um MEI (por uma empresade eventos) em 2010. A empresa que abriu o MEI era resonsavel por pagar as DAS e cancelar o cadastro, mas aparentemente nunca fez nem um nem outro. Eu não tinha informação de que o MEI ainda estava ativo, não fiz nenhum pagamento ou declaração em relação ao MEI desde então. Tive a surpresa esta semana, então estou tentando pagar todas as pendências.


Estou um pouco perdido em relação à ordem do que devo fazer: Primeiro pago as DAS desde 2014 (e há alguma forma de negociar este valor) ou primeiro faço a Declaração Anual do Simples Nacional?

Haveria alguma opção para não ter que pagar o valor inteiro, ou pelo menos reduzir os juros?

Qualquer ajuda sobre como proceder seria muito apreciada!
Grato desde já,
Alex.

Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2019 | 12:16

Olá, seu caso é como o de vários que abriram o MEI pensando nos banefícios mas acabaram por esquecer dele aberto e sem pagar as guias mensais. 
Primeiro você precisa enviar as declarações anuais, mesmo que seja zerada, para só então conseguir acessar a parte de pagamentos. Existe a opção de baixar também esse MEI, mas o débito não é extinto, você deve pagar ou parcelar, pois o mesmo continua em cobrança e não "caduca" como dívida de cartão por exemplo.

Se não quiser mais utilizar o MEI, recomendo dar baixa, mas se ainda for precisar para prestar serviços, basta enviar as declarações que ele fica ativo. 

No portal do simei tem a opção de parcelamento dos débitos, aí você vê o que fica melhor pro seu caso, mas lembre que se ele ficar ativo, você precisa também pagar o das mensal normalmente, para poder ter os benefícios previdenciários!


http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.