x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.151

Contabilização de Imóvel pelo valor de registro

BRUNO DE AZEVEDO

Bruno de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5
há 4 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2019 | 11:04

Bom dia.

Prezados colegas,

Poderiam me orientar de que forma posso contabilizar a compra de um imóvel, segue informações:

Valor de compra do imóvel R$ 900.000,00;
Valor para fins de registro R$ 1.700,000,00;

 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2019 | 22:25

Bruno,
Na aquisição é necessário registrar o valor pago que corresponde à saída de ativos ou aumentos de passivos (se a compra foi feita à prazo). Não sei o que você quer dizer com "valor de registro"; se é o valor adotado como base para cálculo do tributo pago na transferência a diferença entre esse o valor de aquisição é plenamente justificável tendo em visto que - de um modo geral - os Municípios estabelecem a base de cálculo com base em "planta de valores" que nem sempre acompanham o valor de mercado. Se não for isso, é bom investigar para verificar se há simulação de preço para fins de redução de tributos. Se há simulação há crime fiscal.
Se tudo estiver certo, você poderá, no Balanço, fazer um ajuste para registro do valor justo desse imóvel se, e somente se, ele for destinado a ser Propriedade para Investimento na forma do Pronunciamento Técnico CPC 28. A contrapartida desse ajuste é um receita e existem consequências tributárias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.