x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.230

ROBERTA

Roberta

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 09:36

Olá. Tenho o seguinte caso. No mês 03/2009 entrou um cliente novo em nosso escritório de contabilidade e o escritório antigo, nos enviou o livro diário nº 02 somente com os lançamentos de 01/01/2009 a 28/02/2009, com abertura e encerramento, sem conter balancete, balanço e DRE. Minha dúvida é se está certo este procedimento e se agora vou emitir o livro nº 03 com o restante dos lançamentos e com o devido balanço, balancete e dre no final do livro e tb fazendo constar termo de abertura e encerramento. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 14:16

Bom dia Roberta,

Na minha opinião não existe livro diário sem Balanço e Demonstração de Resultado:
No Diário serão lançadas. com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa, observado o seguinte (art. 1184 do Novo Código Civil):

I - admite-se a escrituração resumida do Diário, com totais que não excedam o período de trinta dias, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado, e conservados os documentos que permitam a sua perfeita verificação;

II - serão lançados no Diário o balanço Patrimonial e o de resultado econômico, devendo ambos ser assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária.

Ou seja, este livro deveria estar assinado, resgistrado, com o devido termo de abertura e encerramento, balanço e demostração do resultado do período. Além de estar errado é muito complexo e trabalhoso a implantação de saldos somente pelos livros sem as demonstrações.

Fonte pesquisa: http://jusvi.com/artigos/24936

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 08:49

Bom dia Adair.


Correto Adair, basta observar com atenção este tópico para comprovar isso e principalmente observe a resposta de nosso Mestre Saulo Heusi.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.