x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 75

Forma de recebimento do representante comercial autônomo

Fernando Silva

Fernando Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2020 | 11:42

Prezados, boa tarde

Um dos meus clientes contratou um representante comercial autônomo (pessoa física) para a sua empresa. A forma de pagamento estabelecida será uma porcentagem do valor bruto vendido dos serviços, conforme legislação. Até aí, tudo bem. A minha dúvida é: qual documento o representante deve emitir contra a empresa para poder receber os valores devidos de comissão? Caso ele fosse PJ, ele emitiria uma NF com o CNAE específico, entretanto, no caso de PF, como ele faz para receber e assim evitar problemas tanto para o representante quanto a empresa?

Obs.: deixo claro que trata-se de representante comercial (ou seja, sem vínculo empregatício ou qualquer coisa que faça ele se tornar um "vendedor/empregado" da empresa). 

Obs.: não sei informar se esse tópico deve ser mantido na área de Contabilidade ou alguma outra, se possível, mova para a área correta.

Desde já agradeço pela a ajuda. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.