x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.435

escrituração contabil

Daniellen Araujo Silva

Daniellen Araujo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 7 fevereiro 2010 | 14:37

ola boa tarde a todos.

estou com uma duvida com relação a escrita contabil. estou com uma pizzaria enquadrada no simples nacional e vou começar a fazer a sua contabilidade. esta pizzaria fica localizada na propria casa do dono pois e um estabelecimento pequeno então despesas como luz, telefone, agua não estão em nome da empresa e sim em nome dele. quando eu for fazer a escrita do mes não terei como lançar estas despesas pois não esta em nome da empresa. pois ai que surge minha duvida. a algum problema neste caso pois a empresa na escrita dos meses não vai constar tais despesas luz agua telefone.alguem pode me dizer se isto pode acontecer

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 7 fevereiro 2010 | 16:12

Boa tarde Daniellen,

Em obediência ao Principio da Entidade, a empresa não pode usar serviço telefônico, a energia elétrica e o consumo de água de seu proprietário, pois trata-se de personalidades jurídicas diferentes (Pessoa Jurídica e Física)

Alternativamente, para que se resolva esta questão sem que haja o ônus (neste caso desnecessário) para empresa, elabore um Contrato de Aluguel em Comodato com Cláusula incluindo as despesas com águas, energia elétrica e de comunicação.

Neste caso o comodante será o empresário e a comodatária a empresa.

...

Monica F. de Melo

Monica F. de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 17:31

Boa Tarde!

Necessito em saber como devo estar lançando cupom fiscal, trabalho com Escrita Fiscal da Prosisw. Se alguem conhece e puder me ajudar agradeço muito...Até agora trabalhei com Mod 1, Mod 2 e de Serviço...

Obrigada

marilce de oliveira

Marilce de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 16:47

Boa tarde,

Preciso lanças as nfs de um cliente que tem uma Pizzaria,
como faço nas Nfs de entradas, tem alimentos como queijos e derivados, molhos, bebidas, hortifrutti,
nas outras guardanapos, copos diversos, aquecedor de ambiente, gás, taquinho, e em uma outra estão
diversos itens como alcool, agua sanitaria, canudo, luvas, saco de lixo, palheta para café, gel higienizador e sabonete liquido etc..

Vou lançar o valor do faturamento que seria o valor dos cupons fiscais(vendas das pizzas e bebidas no estabelecimento)
para fazer o imposto DAS pois a empresa é Simples.
E vou ter que lançar tb as compras e despesas para fazer a contabilidade e tb quando for fazer a declaração do Simples ele
puxa as entradas(compras).

Me ajuda estou perdida quanto aos lançamentos.

Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 17:58

Boa tarde Marilce !

Você já disse como tem que fazer, as entradas de mercadorias, materia prima para as pizzas, despesas com material de consumo, limpesa, imobilizado, manutenção, etc..são lançadas no Livro de Registro de entradas, de acordo com o CFOP correspondente.

As vendas vai lançar no Livro de Registro de Saídas, que vão gerar a receita.

Se você possuir um sistema integrado "Escrita/Contabilidade" não precisará lançar duas vezes, somente na Escrita Fiscal.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
NILA CUNHA BUENO

Nila Cunha Bueno

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 17:52

oi boa tarde!

preciso de uma ajuda, eu estou com o programa da econtab e estou com problemas nas escriturações, como eu sempre fiz o balanço manual, agora estou com muita dificuldades e colocar a conta certa para depois bater certinho o balanço,
as contas geralmente não batem, eu reralmente não tenho experiência neste programas de contabilidade, sempre trabalhei com programas de depto. pessoal, por favor se tiver alguém que possa me ajudar eu agradeço.

jeus te ama

NILA BUENO
Naiara Melissa

Naiara Melissa

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 11:07

Bom Dia,

Gostaria de uma ajuda, eu faço a escrituração das notas fiscais da empresa onde trabalho ( ramo: construção civil ) e gostaria de saber como lanço uma nota cancelada na escrita fiscal? E se quando eu for transmitir a GIA essa nota cancelada influencia em alguma coisa?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 08:48

Bom dia Naiara !

Na escrituração fiscal das notas fiscais de saídas, quando se cancela uma nota fiscal, o que se faz é escriturar a nota com a expressão Cancelada, mas sem valores, lançar somente os dados da nota fiscal; data da emissão e número da nota fiscal.

Este lançamento não vai influenciar na Escrita Fiscal e nem na Contabilidade, será somente para registro do cancelamento.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.