x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.083

ISENÇÃO DE RPA PELO CREA

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 4 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2020 | 09:18

Prezados(as), Bom dia!

Alguém pode ajudar nessa duvida ?

O Profissional Liberal precisa emitir o RPA, mas o mesmo afirma que nunca emitiu RPA pois ele emiti  ART ( ANOTAÇÃODE RESPONSABILIDADE TÉCNICA ).

Não emitonotas fiscais, sou engenheiro civil, médicos, advogados e algumas categorias de
profissionais liberais não emitem notas fiscais. Eu emito ART -   ANOTAÇÃO
DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA junto ao CREA, nunca me descontaram INSS e ISS

Minha duvida é, o CREA é para pessoa juridca correto? uma pessoa fisica prestando serviços sem CNPJ como automo tem que emitir a RPA e recolher os 11% do INSS e os demais impostos .

No aguardo.

Att

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Sábado | 29 fevereiro 2020 | 07:44

A emissão da ART do CREA não tem nada a ver com o RPA, são coisas totalmente distintas.
ART - serve para vincular o profissional como responsável técnico da obra/serviço. Na ART não há descontos de encargos, pois este é um documento técnico do conselho da entidade.
RPA é o recibo de comprovante do seu recebimento/pagamento. No RPA há o desconto dos encargos.

APARECIDA MOTA
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Sábado | 29 fevereiro 2020 | 23:28

Bruno, você fez esse mesmo questionamento na SALA DRH.

Esse procedimento caracteriza infração e os referidos tópicos só não serão excluídos em respeito aos colegas que se dispuseram a respondê-lo.

Este tópico será trancado e o outro, por ter mais respostas, continuará ativado.

Favor evitar novas reincidências.

Att
Hugo Ribeiro

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.