x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.301

Lançamentos de aumento de capital por compra de imoveis

Rayane Mendes

Rayane Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 17:16

Boa tarde, uma empresa aumentou o capital do sócio comprando imóveis que no total somam R$ 500.000,00, esse valor foi pago pelo banco no mesmo mês. Minha dúvida é sobre o lançamento contábil dessa operação, porque eu tenho que registrar as três operações, reconhecer a compra, aumentar o capital e dar baixa pelo pagamento do imóvel. Desde já, agradeço.

Renan Bittencourt Guerra

Renan Bittencourt Guerra

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 17:54

Essa compra foi efetuada pelo sócio ou pela própria empresa?

Acredito que se a compra foi feita pela empresa, não há possibilidade de aproveitamento desse imóvel para compor o Capital Social, visto que foi um aumento do Imobilizado e redução de Caixa.

Caso se tratasse de um imóvel do sócio, sendo pago por ele, seria:
D - Imóvel  - R$ 500.000,00
C - Capital Social - R$ 500.000,00

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 21:39

Segundo código civil o capital da sociedade limitada pode ser aumentado com bens móveis ou imóveis, caracterizando a transferência de propriedade do patrimônio do sócio para o patrimônio da pessoa jurídica.
Assim como o nobre colega Renan pontuou e correto lançamento. 

Sucesso e bom trabalho. 

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.