x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 186

Escrituração Contábil

Cezar Augusto Vaz da Anunciação

Cezar Augusto Vaz da Anunciação

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sábado | 11 abril 2020 | 23:35

Bom dia Pessoal!

Estou com uma dúvida, como se faz para escriturar receitas de uma empresa, uma lanchonete, sendo que ela não emite cupom fiscal.
Deixando mais claro esta minha questão, Por Exemplo:

Quando um cliente vai ao Burger King e faz o seu pedido, a lanchonete após pedido e pagamento feito emite o cupom fiscal ao seu cliente e o mesmo fica aguardando seu pedido ser feito; Agora se este mesmo cliente vai a uma lanchonete,que nao tem uma expressão igual ao Burger King, faz suas refeições e após pagamento de seu pedido o atendente não lhe devolve um cupom fiscal identificando o valor gasto naquele pedido.

Agora se referindo a contabilidade, o Burger King fica tranquilo contabilizar porque voce possui documentos comprovando a venda do dia ou mes, agora e a lanchonete de menor expressão, como se faz para cotabilizar? existe algum método adotado para este tipo de operação?

Obrigado 

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 11:50

César Augusto bom dia!
01 -  A lanchonete é de menor expressão?
02 - Mas alerte ao empresário que a RFB pode fazer o cruzamento bancário com as máquinas de venda em cartão de débito, crédito tanto no CNPJ da Empresa quanto as do CPF do Titular. Deixe isso bem claro para ele!

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 17:13

Fala Cezar beleza?

Não sei se foi um erro de digitação, mas no seu exemplo "o atendente não lhe devolve um cupom fiscal" ele devolve sim. Se tiver fazendo algo diferente está errado.

O amigo citou acima que a Receita Estadual poderá cruzar, eu te afirmo, ela vai cruzar. Aqui no RJ é o batom na cueca mais fácil de cair, ter faturamento de máquinas acima do que o faturamento fiscal.

O correto é você emitir no final do dia o valor vendido total, ou que tenha passado no máquina, para mitigar ao máximo qualquer tipo de problema com o fisco estadual.

Abs,

Pedro Kaled
Empreendedor e Contador

https://www.contabilnews.com.br
Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 17:59

Cezar Augusto Vaz da Anunciação Boa tarde, como digo pelo amigo  Pedro Kaled o fisco estadual está cada vez mais inteligente e ao passar uma compra no valor X e não emitir a NFC-e fica a registrada a pendência. No Rio de Janeiro tanto empresas do LP quanto SN ao passar a venda por cartão (crédito, débito ou voucher) e não emitir as NF caem em pendência no fisco, acredito que os demais estados se não aderem ainda a este sistema será questão de tempo

Atenciosamente,
Meyke Medeiros
[email protected]
Cezar Augusto Vaz da Anunciação

Cezar Augusto Vaz da Anunciação

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 00:53

Bom dia 


Agradeço a todos pelas respostas!

Reiterando as informações dos colegas, o que eu entendi. Se a lanchonete de menor expressão dentro de um determinado período fizer R$ 20000 de receitas sendo que 40% delas foram pagas com cartão de crédito e débito, e as outros 60% foram em dinheiro a vista, minha dúvida é o que foi vendido a dinheiro o cliente geralmente controla através do livro caixa?  

Obrigado 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.