x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 177

venda imovel-trazer a valor justo

GLAUCIANE DOS REIS APOLONIO

Glauciane dos Reis Apolonio

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 4 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 09:48

Bom dia caros colegas, tenho a seguinte duvida: Tenho um cliente (LUCRO PRESUMIDO) ele tem um edifício com 3 apartamento e 1 sobre loja, o valor dele na contabilidade esta desatualizado esta com o  valor de compra R$ 80.000,00 e o corretor avaliou esse bem que esta no ativo imobilizado por R$ 2.000.000,00. Quero saber se posso trazer esse bem a valor justo, para fazer a venda? e quais seriam as contas para contabilizar essa avaliação patrimonial? Vou pagar impostos nessa transação de venda? Quais seriam?

Desde já agradeço a atenção

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 14:25

boa tarde !
É vedada essa operação na contabilidade, ou seja, você deverá manter o custo histórico desse bem na contabilidade, numa eventual venda, deverá ser apurado o ganho de capital.
Sobre o ganho de capital incide 9% CSLL + 15% de IRPJ + 10% Adicional de IR

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.