x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 124

Mensalidade Escolar

Carol

Carol

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 13:39

Boa tarde
Eu tenho uma escola (educação infantil) e gostaria de saber como ficar minhas obrigações quanto aos pagamentos do aluguel do prédio e salário das professoras. Posso reduzir? Como fica legalmente essas situações?

E quanto o pagamento da mensalidade, como fica? Estou com vários pais que não pagaram, alegando que não tem dinheiro e não esta tendo aula que não vão pagar. Como proceder nestes casos?
  

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 02:21

Oi, Carol!

As empresas vem sobrevivendo com dificuldades financeiras e se arrastando desde a crise iniciada em março de 2020 por aqui. Muitos estão mantendo seus negócios desde então recorrendo a limites de cheque especialantecipação de duplicatasantecipação das vendas de cartão de crédito e renegociação de dívidas, e agora são surpreendidos pela crise do Coronavírus.A medida anunciada pelo  chefe de Governo do Estado e do Município como prevenção ao novo coronavírus, consistente no fechamento de todos os estabelecimentos que prestam serviços não essenciais, resultará em uma enxurrada de processos na justiça. Isso porque os empresários podem invocar o artigo 486 da CLT, que prevê a possibilidade de indenização quando houver paralisação das atividades da empresa por ordem das autoridades públicas.

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 17 abril 2020 | 13:08

Olá Carol,

Situação difícil né? Precisamos criar estratégias para sobreviver nesse período. Pensando nisso:

Folha de Pagamento

Você pode reduzir os salários e também reduzir a carga horária de trabalho (tem regras específicas)
Você pode suspender o contrato de trabalho, o governo vai ajudar com uma parte do pagamento (também tem regras específicas)

Fornecedores

Em média tenho conseguido uma redução de 30% dos meus fornecedores durante 3 meses, ou 50% quando falo que vou parcelar essa dívida para frente.

Clientes

Ideal é você tratar caso a caso. Não sei no seu Estado, mas aqui no RJ não teve nenhuma lei que suspensa o pagamento ou reduza.

Se você tem oferecido serviços de web aula, ou transmissão ao vivo, fica mais fácil justificar o pagamento das mensalidades. Se não, precisa fazer algum tipo de apelo para manter empregos. Situação difícil realmente.

Procure seu contador, ele vai te ajudar nesse momento.

Pedro Kaled
Empreendedor e Contador

https://www.contabilnews.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.