x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.872

Dúvida sobre contabilização da PCLD no Balancete de Verificação

Arthur

Arthur

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 4 anos Sexta-Feira | 17 abril 2020 | 17:20

Pessoal, boa tarde.

Apenas para contextualizar, estou analisando um balancete de verificação de um cartão private label de uma rede de supermercadista. A atividade deste cartão teve início em 2017 e ele funciona como uma empresa a parte dentro dessa rede, apesar de não recolher e apurar impostos e contribuições. Nos balancetes constam apenas os valores auferidos no desempenho da atividade financeira do cartão (concessão de crédito para compra e venda de mercadorias em lojas próprias), não constando custos de salários, prestação de serviços, custos operacionais, viagens, etc.

Analisando os balancetes desde o início das atividades, todos eles constam o lançamento da PCLD no campo de despesas operacionais, da seguinte forma:

8.1.8.30.00-0 - Despesa de provisões operacionais

8.1.8.30.30-9 - Provisões para operações de crédito

                 Saldo Anterior     Débito      Crédito        Saldo Atual

PCLD                  -R$ 1.145.948,79   R$ 1.145.948,79   R$ 1.083.282,46   -R$ 1.083.282,46

Despesa com PCLD  R$ 1.145.948,79   R$ 1.083.282,46   R$ 1.145.948,79   R$ 1.083.282,46

              R$ 2.291.897,58  -R$ 62.666,33      R$ 62.666,3       R$ 2.166.564,92



Este forma de lançamento, nas Despesas Operacionais, está correta na visão de vocês? Para mim, a conta de PCLD deveria estar no Ativo. Além disso, não consigo entender a soma (última linha) dos saldos anterior e atual, visto que existem sinais diferentes em ambos valores.

Outro problema é que venho encontrando são valores divergentes (ativo + despesas ≠ passivos + receitas) em praticamente todos os meses. Alguma sugestão para melhorar a análise? É a primeira vez que lido com um negócio deste tipo e estou um pouco confuso sobre a forma de considerar os lançamentos deste balancete.

Obrigado!

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 19 abril 2020 | 13:44

Fala Arthur beleza?

Muita informação na pergunta, vou tentar ser o mais direto possível. Se não atender me responde.

O lançamento de PCLD normalmente é feito:

D - PCLD - Conta de Resultado
C - PCLD - Conta redutora do Contas a Receber.

Ele é uma conta matemática e estatística de PREVISÃO dos inadimplentes, então aqui não é o já perdido e sim o que eu espero que vou perder.

Quanto a segunda dúvida,

Tenta fazer a conta Ativo - Passivo - Resultado do Exercício. Mas a conta que você disse está correta.

Vale a pena também lembrar que alguns contadores entendem que o PL está fora do Passivo, então pode ser um grupo apartado.

Abs,

Pedro Kaled
Empreendedor e Contador

https://www.contabilnews.com.br
Arthur

Arthur

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 20 abril 2020 | 17:02

Pedro, como vai? 

Primeiramente, obrigado pelo retorno. Você conseguiu esclarecer muito bem minha dúvida.

A partir da sua explicação, encontrei o que acredito que seja a causa do problema. O balancete (aparentemente) não fecha pois existe uma conta contábil denominada "Perda Pós Perda por Tempo" que é lançada, ao que tudo indica, sem contrapartida. 

No balancete ela se encontra no grupo de Despesas e nela são lançados apenas os créditos. A soma total desses créditos é exatamente igual ao valor da minha diferença. Você já viu algo do tipo?

Ao que me parece, a operadora que fornece o serviço contabiliza essa operação como uma "perda definitiva", sem possibilidade de recuperação. Mas não deveria haver algum débito de mesmo valor em contrapartida?

Agradeço novamente a sua atenção.

Abraços!



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.