x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.085

Contabilidade do MEI só com Livro Caixa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quinta-Feira | 30 abril 2020 | 22:17

Boa noite, pessoal!

Surgiu uma dúvida: como fazer a contabilidade corretamente de um MEI que não emite NFe de vendas. Só possui entradas com NF e livro caixa ref. recebimentos? Pergunto pq se no balanço deve ser escriturado apenas transações acobertadas por documento fiscal, como ficaria o lançamento dessas vendas aos consumidores? O livro caixa é suficiente para tal? Perdoem a ignorância é que esse é primeiro MEI que quer contabilidade que me apareceu.
A única forma que vejo é ele se cadastrar para emitir cupom fiscal (nota de consumidor eletrônica), ou nota avulsa para cada cliente, não sei se é o ideal.

Grato

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 01:32

Oi, Jose!


Considero o MEI - Microempreendedor Individual como um estágio empresarial escalonado, então comece fazenda uma contabilidade apurada e confessada e diga não ao livro caixa que é um comodismo, porque se sair bem vai para ME - Microempresa e depois para EPP - Empresa de Pequeno Porte, entendeu o escalonamento empresarial  até chega a  Empresa Grande.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Segunda-Feira | 4 maio 2020 | 12:35

Jose Alves,

Grato por responder, mas ainda tenho a dúvida: se o MEI quiser utilizar apenas o livro caixa com os recebimentos dos clientes, daria para fazer a escrituração assim? Ele quer fechar balanço para apresentar no Banco, futuramente.

Meus Lançamentos (competência)
D- Clientes
C- Vendas  a Prazo
Hist: Vlr. ref. venda de mercadoria X cfe NOTA FISCAL 0000 (teria que ter uma comprovação da venda)

Recebimento (Livro Caixa)
D- Caixa/Banco
C- Clientes

O problema é que ele não quer emitir NFC-e ou NFA. Até onde sei, no balanço não pode constar movimentos que não estejam acobertados por documento fiscal. Tô confuso...kkkkk

Grato.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.