x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 18.088

ECD Mudança de Contador - Zeramento das Contas de Resultado

Flavia

Flavia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 22:41

Olá amigos, boa noite.
Tenho que entregar uma ECD do período de 07/2019 a 12/2019.
A contabilidade anterior entregou a parte deles (01/2019 a 06/2019) com as contas de resultado todas zeradas em 30/06.
Dessa forma, ao utilizar o botão Recuperar ECD Anterior e fazer a validação, o validador está gerando vários erros, pois não consigo amarrar no registro I157 as contas de resultado de resultado, pois dá erro por conta dos saldos anteriores zerados.

Por favor, alguém pode me ajudar a resolver esta questão? Alguém está passando por isso tbm?
Pois solicitar substituição da ECD é muito difícil e demorado.
Alias, muitas empresas desenvolvedoras de software contábil indicam o zeramento das contas de resultado nesses casos, o que ao meu ver é errado, pois o encerramento de um exercício é em 31/12/2019.


Desde já agradeço a atenção de todos.

Flavia

Flavia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 16:37

Olá boa tarde, Carol.

Fiz uma consulta no Fale Conosco da Receita Federal, e me responderam o seguinte:

"Prezado Contribuinte,
Se o contador anterior zerou as contas de resultado no período imediatamente anterior, o saldo final dessas contas de resultado é ZERO. Portanto, pelas regras contábeis (saldo final do período anterior = saldo inicial do período atual), o saldo inicial dessas mesmas contas no período atual deve ser ZERO. Se não está correta a informação, o contador anterior não deveria ter encerrado as contas de resultado, pois mudança de contador não é situação especial prevista em lei."

Dessa forma, entendi que o contador anterior não deve mesmo encerrar as contas de resultado para entregar a ECD.

O correto seria a contabilidade anterior substituir a ECD e entregar sem o zeramento das contas resultado, e dessa forma, sem o Bloco J, Dessa forma, iremos conseguir entregar nossa ECD, porém nosso Bloco J deverá ser do período de 01/01/2019 a 31/12/2019.

Bruna Gimenez

Bruna Gimenez

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 15:50

Por favor, esclareça minha dúvida:

Havendo a mudança de contador, serão transmitidas 2 ECD : uma pelo contador anterior e outra pelo atual de acordo com o período das respectivas responsabilidades, certo?

Minha ECD será da contabilidade atual, inseri os saldos iniciais de acordo com o balancete recebido. 

Para enviar minha ECD preciso importar o arquivo do outro contador dentro do meu PVD ou cada um envia seu arquivo independentemente e só unem após transmissão para entrega da ECF?

Sabem me orientar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.