x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 105

Baixar empresa

Celso

Celso

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 12:58

Prezados, bom dia!!

Tenho uma ME, Lucro presumido, que prestava serviços médicos até 2019 apenas para 01 empresa ( 01 NF por mês) ; só que em outubro do ano passado passei a não emitir NF pois não prestei mais serviços. Estou com um contador até o momento e agora pretendo dar baixa na empresa. Não tenho sócios nem funcionários.
Fiz consulta na prefeitura, RF e demais orgãos e consta apenas pendência de TEF na prefeitura referente aos anos de 2015 pra cá ( o contador não me passou essa pendência).
Diante da regularidade acima ( exceto pela prefeitura), estava pensando em baixar esta empresa por conta própria, visto que tenho bastante tempo pra isso e pretendo ecnomizar.
As dúvidas são:

1. Consigo baixar uma ME por conta própria ? Sei que recomendam um contador, mas quero dizer se consigo baixar a empresa sem a obrigatoriedade de  um ( tenho certificado digital)
2 .Em relação ao TEF, é possível baixar a empresa com os atrasos no TEF e depois pagar o imposto devido?
3. Sei que posso pagar o TEF apenas de quando a empresa estava ativa. Será que posso deixar caducar o imposto ( depois de 5 anos)  e ficar livre dele?
4.  O que sugerem em relação ao contador que não informou a necessidade de pagamento da TEF e , portanto, estou com multa? 

Agradeço desde já!

abraços!

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 4 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 13:30

Boa tarde Darlan, 

Segue meus comentários (em negrito) aos seus questionamentos:

1. Consigo baixar uma ME por conta própria ? Sei que recomendam um contador, mas quero dizer se consigo baixar a empresa sem a obrigatoriedade de  um ( tenho certificado digital) = Sim, é possível baixar uma empresa sem a necessidade de um Contador, o que não é recomendado, pois o Contador é a pessoa certa para fazer o serviço.
2 .Em relação ao TEF, é possível baixar a empresa com os atrasos no TEF e depois pagar o imposto devido? = Não é possível. Você pode solicitar a baixa junto a Pref. de SP mas a mesma não irá efetuar a baixa enquanto as TFEs não forem pagas (depois de pagas demoram uns 5 dias uteis para entrar no sistema da Prefeitura). 
3. Sei que posso pagar o TEF apenas de quando a empresa estava ativa. Será que posso deixar caducar o imposto ( depois de 5 anos)  e ficar livre dele? = Se o débito vai caducar não sei lhe informar, mas é impossível baixar na Pref. de SP com débitos e enquanto a empresa estivar Ativa todo ano vai gerar a TFE, ou seja, vai virando uma bola de neve. 
4.  O que sugerem em relação ao contador que não informou a necessidade de pagamento da TEF e , portanto, estou com multa? = Sugiro você conversar com ele e entrar em um consenso, como por exemplo ele arcar com as multas/juros e você paga apenas o principal. Mas cuidado, se ele tiver provas (e-mails por exemplo) que te enviou as guias não tem muito o que fazer, você deve pagar tudo sozinho. 

Boa sorte. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.