Vanessa
Bronze DIVISÃO 3, Analista Boa tarde amigos.
Por favor estou com duas dúvidas sobre uma contabiliação do arrendamento Mercantil, peguei um modelo de explicação de um professor demonstrando uma contabiliação no início.
A minha dúvida é como é feita a contabilização mensalmente depois dessa contabilização inicial do exemplo, visto que ainda no início não é feita a contabilização no resultado, acredito que seja feita na contabilização mensal mas não tenho certeza.
A segunda dúvida é se no final do contrato o cliente(arrendatário) decidir comprar o bem, e eu não tiver feito a contabilização da depreciação no início do contrato porque o cliente não tinha decidido se iria comprar ou não o bem alugado, como eu faria? Já que não contabilizei lá trás respeitando o princípio da competência?
Exemplo:
Arrendamento de 1 veículo:
Prazo do contrato: 36 meses
Valor dos pagamentos do arrendamento: 73.800,00
Valor presente dos pagamentos do arrendamento = R$60.000,00
Encargos financeiros (R$73.800,00 – R$60.000,00) = R$13.800,00
Pagamentos feitos para o locador (arrendador) antes da data de início = R$1.500,00
Contabilização:
Pagamento feito ao arrendador antes da data do início:
D- VEÍCULOS (Ativo não circulante - Imobilizado - Direito de Uso do Ativo) - 1.500,00
C- Caixa - 1500,00
Pelo registo do início do arrendamento:
D- VEÍCULOS (Ativo não circulante - Imobilizado - Direito de Uso do Ativo) - 60.000,00
D - Encargo Financeiros a Apropriar( Passivo Circulante) - 4.599,96
D - Encargo Financeiros a Apropriar( Passivo não Circulante) - 9.200,04
C - Arrendamento Mercantil a Pagar ( Passivo Circulante) - 24.600,00
C - Arrendamento Mercantil a Pagar ( Passivo não Circulante) - 49.200,00
Dados para Depreciação ( no caso se o arrendatário decidir se ficará com o bem no final do prazo)
Prazo do contrato = 36 meses
O arrendatário exercerá a opção de compra
Vida útil do bem = 60 meses
Cálculo da Depreciação
Valor do bem = R$61.500,00 ÷ 60 meses = R$1.025,00
Obrigada,