x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.660

Grupo Econômico

MARLENE DA SILVA FERREIRA

Marlene da Silva Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 16 maio 2020 | 00:51

Duas empresas, ambas são sociedade Unipessoal, pertencem a um mesmo titular. A esposa e o filho deste titular são sócios de uma outra empresa Ltda. Essas 3 empresas podem ser um grupo econômico?
Caso não, como pode ser feito para ser configurado como grupo econômico?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Domingo | 17 maio 2020 | 10:03

1. No caso de cônjuges, quando casados, são considerados sócios naturalmente. Se ambos tem empresas distintas, mas com as mesmas atividades, EX: cada um tem um supermercado, com CNPJs diferentes, isso pode caracterizar fraude à Tributação, ou seja, se isso gerar ganhos tributários, o fisco pode somar as receitas e tributar as duas empresas como se fosse uma, gerando assim mais impostos a pagar.
2. Se ambos tem empresas separadas, mas atividades diferentes, sem problemas para efeitos tributários.
3. Grupo Econômico para todos os fins, são as empresas que possuem sócios em comum.
4. Lembrando que quando se trata desses casos no Judiciário, as questões são mais aprofundadas, tipo: que são os procuradores das contas bancárias? Se uma empresa paga contas da outra. Devido a estas "outras questões" a declaração de Grupo Econômico pode se estender até outras empresas que nem tem sócios em comum. Também analisam as movimentações e relacionamento entre as empresas.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.