x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 52

Procedimento Troca de Produtos

Fabiano Barbiere Brassioli

Fabiano Barbiere Brassioli

Iniciante DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 4 anos Sábado | 13 junho 2020 | 15:37

Boa tarde!

Por favor, gostaria de pedir uma ajuda da comunidade para um procedimento que já fiz mas acredito estar incorreto.

Sou MEI e utilizo uma ferramenta gratuita para emissão de pedidos e NF-e.

Cenário: 

Pedido 1 - Cliente A realizou uma compra de 4 produtos, sendo que 2 desses produtos ele deu de presente ao Cliente B;

Pedido 2 - 10 dias depois, o Cliente B entrou em contato comigo pedindo a troca desses 2 produtos (ainda não utilizados) por outros 3 produtos, diferentes, que totalizam um valor maior que os 2 produtos originais. O Cliente B está ciente e pagará a diferença.

Dúvidas:

1 - No Pedido 1 foi emitida um NF-e no valor total dos 4 produtos em nome do cliente A. Essa NF-e acredito que não deva ser alterada até porque já se passaram 10 dias. Está correto?

2 - Preciso retornar os 2 produtos do Pedido 1 para o estoque, pois eu recebi eles de volta. Nesse caso, devo fazer uma Nota de Devolução para "justificar" essa movimentação?

3 - Como proceder para faturar o Pedido 2 do Cliente B?
Preciso baixar os 3 novos produtos do estoque, porém receberei apenas o valor da diferença.
Não posso faturar o valor total dos 3 produtos, porque 90% desse valor já foi faturado no Pedido 1 e, o Cliente B só irá desembolsar 10% do valor dos 3 produtos.
Se eu faço uma nota no valor de 100% dos 3 produtos, creio que estaria incorreto também, pois o Cliente B só gastou 10% do total.
 
O que eu fiz:
Fiz o Pedido 2 no valor total dos 3 produtos, com um desconto para chegar ao valor da diferença.
Emiti uma NF-e no valor da diferença (valor do pedido 2).
Porém agora creio que em minha DRE Gerencial eu estarei prejudicando minha Margem de Lucro Bruta, pois para o custo dos 3 produtos eu tenho um valor faturado bem menor, tendo prejuízo nesse Pedido 2.

Existiria algum procedimento correto que eu preciso fazer nesse caso para que não diminua minha Margem Bruta?

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.